Os olhos e os ouvidos do juiz? O Samre, um serviço da Justiça das crianças e dos adolescentes no Brasil (BH)
Mots-clés :
Justiça brasileira, jovens e adolescentes, indivíduo, psicanálise, responsabilizaçãoRésumé
Este artigo nos permite entender a implicação dos profissionais na missão que lhes é atriÂbuida e ver como eles aplicam diretrizes que exigem do adolescente um trabalho sobre si, uma tomada de consciência e a aquisição de uma postura “responsável” em relação ao ato cometido e, mais amplamente, à vida. Se essa abordagem permite que os profissionais de um serviço específico possam ter a impressão de agir sobre os jovens e sobre o problema da criminalidade, veremos que eles enfrentam, regularmente, dificuldades que mostram que essa abordagem está em desacordo com a reaÂlidade social vivida pelos jovens.
This article The Eyes and Ears of the Judge? Samre, a Service of Justice of Children and Adolescents in BraÂzil (BH) analyses on certain principles of the court involved youth in Brazil from the study of a specific service of the juÂvenile justice system in Belo Horizonte, Minas Gerais. From the observation of the work of these professionals, we shall see how they get involved in their mission and apply it diÂrectives which have a character individualizing, requiring young people a work on one, an awareness of their situÂation and a “responsible” posture in front of the committed act and more widely in front of the life. The professionals are confronted with difficulties which remind them that this approach centered on the individual is in gap in front of the social reality of the young people.
Keywords: Justice, Brazil, youth people and teenagers, individual, psychoanalysis, making accountable
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.