Gestos morais nas sociabilidades em contexto institucional: do reconhecimento da humanidade comum
DOI :
https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n3.61906Mots-clés :
Moralidades, Pintura, Instituições, Reconhecimento, Responsabilidade.Résumé
Na sequência de uma pesquisa etnográfica num centro de apoio social e psiquiátrico, ensaiamos uma reflexão sociológica acerca dos gestos morais dos seus residentes nas sociabilidades que ali vão entretecendo. Num contexto em que, pela rigidez das regras e pela necessidade de compatibilizar a proteção e a promoção da autonomia, o reconhecimento da humanidade dos residentes nem sempre se verifica, os residentes revelam capacidades críticas e morais colocadas em prática com particular evidência no ato de pintar. Conclui-se que a pintura fomenta a responsabilização dos pintores, favorecendo assim o seu reconhecimento enquanto seres morais.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital. 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.