A segurança quotidiana contra roubos de telefones celulares
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n3.62784Palavras-chave:
telefones celulares, roubos de rua, segurança cotidiana, prevenção situacionalResumo
Este estudo aborda a segurança cotidiana dos usuários de telefones celulares contra roubos destes aparelhos em Salvador, Bahia. Examina dados provenientes de entrevistas semiestruturadas. Verifica as características das medidas concretas, pragmáticas e inventivas dos sujeitos para gerenciarem as ameaças e os perigos relacionados com os roubos. Aponta que a quase totalidade dessas medidas individuais e coletivas visam à prevenção situacional mediante evitação de condutas vistas como arriscadas. Mostra que esta última se caracteriza pela ocultação recorrente dos alvos no âmbito de espaços, tempos e atividades. Afirma que tanto os procedimentos individuais como os procedimentos coletivos de comunicação contribuem para criar zonas de uso e exclusão de uso dos celulares no espaço-tempo cotidiano. Conclui que essas práticas devem ser complementadas e potencializadas por medidas múltiplas adicionais de segurança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.