TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS PARA APRESENTAR O ANARQUISMO: UMA RESENHA DE KINNA, RUTH. THE GOVERNMENT OF NO ONE. LONDRES: PELICAN BOOKS, 2019.
Palavras-chave:
anarquismo, história do anarquismo, teoria políticaResumo
Nesta obra, Ruth Kinna (2019) busca apresentar o anarquismo para o público geral, e o faz de maneira não-convencional, considerando que escapa à dicotomia acadêmica contemporânea entre narrativas de descontinuidade e uma narrativa de continuidade restrita ao anarquismo como luta de classes. O livro se divide em cinco seções (“Tradições”, “Culturas”, “Práticas”, “Condições” e “Prospectos”), incluindo também introdução, biografias, notas e índice. A autora analisa as origens do anarquismo, a crítica à dominação, suas divisões internas geradas a partir de debates organizacionais e sobre questões de atuação, a forma como se organiza em prática com vistas à disseminação de culturas de anarquia e o que se pode esperar de seu futuro. A despeito de algumas negligências, Kinna retrata adequadamente a diversidade da tradição, inova com a referência a figuras menos conhecidas, e reformula paradigmas clássicos de análise.
Referências
EVREN, Sureyyya; & KINNA, Ruth. (2015) George Woodcock: the ghostwriter of anarchism. Anarchist Studies, v. 23, n. 1, p. 46-62.
GRAEBER, David. (2009), Direct Action: An Ethnography. Oakland: AK Press.
GRAEBER, David. (2001), Toward An Anthropological Theory of Value: The False Coin of Our Own Dreams. Nova Iorque: Palgrave.
IBAÑEZ, Tomás (2014). Anarchism is movement. Disponível em https://theanarchistlibrary.org/library/tomas-ibanez-anarchism-is-movement acessado em 27 de dezembro de 2019.
KINNA, Ruth. (2019), The Government of No One. Londres: Pelican Books.
KINNA, Ruth. (2017), Kropotkin: Reviewing the Classical Anarchist Tradition. Edinburgo: Edinburgh University Press.
NEWMAN, Saul. (2010), The Politics of Postanarchism. Edimburgo: Edinburgh University Press.
WALT, Lucien van der; & SCHMIDT, Michael. (2009), Black Flame: The Revolutionary Class Politics of Anarchism and Syndicalism. Oakland: AK Press.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.