TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS PARA APRESENTAR O ANARQUISMO: UMA RESENHA DE KINNA, RUTH. THE GOVERNMENT OF NO ONE. LONDRES: PELICAN BOOKS, 2019.

Peterson Roberto da Silva

Resumo


Nesta obra, Ruth Kinna (2019) busca apresentar o anarquismo para o público geral, e o faz de maneira não-convencional, considerando que escapa à dicotomia acadêmica contemporânea entre narrativas de descontinuidade e uma narrativa de continuidade restrita ao anarquismo como luta de classes. O livro se divide em cinco seções (“Tradições”, “Culturas”, “Práticas”, “Condições” e “Prospectos”), incluindo também introdução, biografias, notas e índice. A autora analisa as origens do anarquismo, a crítica à dominação, suas divisões internas geradas a partir de debates organizacionais e sobre questões de atuação, a forma como se organiza em prática com vistas à disseminação de culturas de anarquia e o que se pode esperar de seu futuro. A despeito de algumas negligências, Kinna retrata adequadamente a diversidade da tradição, inova com a referência a figuras menos conhecidas, e reformula paradigmas clássicos de análise.


Palavras-chave


anarquismo; história do anarquismo; teoria política

Texto completo:

PDF

Referências


EVREN, Sureyyya; & KINNA, Ruth. (2015) George Woodcock: the ghostwriter of anarchism. Anarchist Studies, v. 23, n. 1, p. 46-62.

GRAEBER, David. (2009), Direct Action: An Ethnography. Oakland: AK Press.

GRAEBER, David. (2001), Toward An Anthropological Theory of Value: The False Coin of Our Own Dreams. Nova Iorque: Palgrave.

IBAÑEZ, Tomás (2014). Anarchism is movement. Disponível em https://theanarchistlibrary.org/library/tomas-ibanez-anarchism-is-movement acessado em 27 de dezembro de 2019.

KINNA, Ruth. (2019), The Government of No One. Londres: Pelican Books.

KINNA, Ruth. (2017), Kropotkin: Reviewing the Classical Anarchist Tradition. Edinburgo: Edinburgh University Press.

NEWMAN, Saul. (2010), The Politics of Postanarchism. Edimburgo: Edinburgh University Press.

WALT, Lucien van der; & SCHMIDT, Michael. (2009), Black Flame: The Revolutionary Class Politics of Anarchism and Syndicalism. Oakland: AK Press.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Estudos Libertários

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.