TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS PARA APRESENTAR O ANARQUISMO: UMA RESENHA DE KINNA, RUTH. THE GOVERNMENT OF NO ONE. LONDRES: PELICAN BOOKS, 2019.

Autor/innen

Schlagworte:

anarquismo, história do anarquismo, teoria política

Abstract

Nesta obra, Ruth Kinna (2019) busca apresentar o anarquismo para o público geral, e o faz de maneira não-convencional, considerando que escapa à dicotomia acadêmica contemporânea entre narrativas de descontinuidade e uma narrativa de continuidade restrita ao anarquismo como luta de classes. O livro se divide em cinco seções (“Tradições”, “Culturas”, “Práticas”, “Condições” e “Prospectos”), incluindo também introdução, biografias, notas e índice. A autora analisa as origens do anarquismo, a crítica à dominação, suas divisões internas geradas a partir de debates organizacionais e sobre questões de atuação, a forma como se organiza em prática com vistas à disseminação de culturas de anarquia e o que se pode esperar de seu futuro. A despeito de algumas negligências, Kinna retrata adequadamente a diversidade da tradição, inova com a referência a figuras menos conhecidas, e reformula paradigmas clássicos de análise.

Autor/innen-Biografie

Peterson Roberto da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Sociologia Política (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Bacharel em Ciências Sociais (UFSC). Doutorando em Sociologia Política com ênfase em Ciência Política (UFSC) com sanduíche na Loughborough University (Reino Unido) junto ao Anarchist Research Group (ARG).

Mestre em Sociologia Política (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Bacharel em Ciências Sociais (UFSC).

Doutorando em Sociologia Política com ênfase em Ciência Política (UFSC) com sanduíche na Loughborough University (Reino Unido) junto ao Anarchist Research Group (ARG).

Literaturhinweise

EVREN, Sureyyya; & KINNA, Ruth. (2015) George Woodcock: the ghostwriter of anarchism. Anarchist Studies, v. 23, n. 1, p. 46-62.

GRAEBER, David. (2009), Direct Action: An Ethnography. Oakland: AK Press.

GRAEBER, David. (2001), Toward An Anthropological Theory of Value: The False Coin of Our Own Dreams. Nova Iorque: Palgrave.

IBAÑEZ, Tomás (2014). Anarchism is movement. Disponível em https://theanarchistlibrary.org/library/tomas-ibanez-anarchism-is-movement acessado em 27 de dezembro de 2019.

KINNA, Ruth. (2019), The Government of No One. Londres: Pelican Books.

KINNA, Ruth. (2017), Kropotkin: Reviewing the Classical Anarchist Tradition. Edinburgo: Edinburgh University Press.

NEWMAN, Saul. (2010), The Politics of Postanarchism. Edimburgo: Edinburgh University Press.

WALT, Lucien van der; & SCHMIDT, Michael. (2009), Black Flame: The Revolutionary Class Politics of Anarchism and Syndicalism. Oakland: AK Press.

Veröffentlicht

2020-11-05

Ausgabe

Rubrik

Resenhas de Livros