PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E DECOLONIALIDADE: REFLEXÕES SOBRE OS CURSOS DE ARQUEOLOGIA DA UNIVASF E DA UFPI

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Arqueologia Indisciplinada, Piauí, Decolonialidade

Resumo

O objetivo principal desse trabalho é discutir o ensino superior sob uma perspectiva decolonial, a partir da produção de conhecimento em Arqueologia, com foco no Nordeste brasileiro, mais especificamente no Piauí e nos cursos de graduação em Arqueologia da Univasf e da UFPI, situados no sertão e na capital, respectivamente. Por meio desse recorte pretendemos evidenciar o contraste entre as abordagens arqueológicas que vêm sendo formuladas nos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos discentes das duas instituições. Buscaremos relacionar esses saberes com o histórico de criação dos cursos, considerando diferentes processos epistêmicos e as particularidades de cada instituição.  Nesse cenário, nos movimentaremos para perceber a influência das políticas de democratização do acesso ao ensino superior, com destaque para as ações afirmativas e adoção do SISU/ENEM, como ações fomentadoras de tensões em torno de modelos colonialistas de universidade e de estímulo à produção de arqueologias indisciplinadas. Esse contexto será o ponto de partida para repensarmos o ensino de Arqueologia brasileiro, na interface colonialidade e decolonialidade.

Biografia do Autor

Gabriela de Andrade Monteiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Mestranda em Arqueologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e bacharela em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Leandro Elias Canaan Mageste, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Doutor e mestre em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e docente dos programas de graduação e pós-graduação em Arqueologia da Univasf.

Alencar de Miranda Amaral, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Doutor em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista e mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e docente dos programas de graduação e pós-graduação em Arqueologia da Univasf.

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Publicado

2024-07-02

Edição

Seção

Artigos