PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E DECOLONIALIDADE: REFLEXÕES SOBRE OS CURSOS DE ARQUEOLOGIA DA UNIVASF E DA UFPI
Palavras-chave:
Ensino Superior, Arqueologia Indisciplinada, Piauí, DecolonialidadeResumo
O objetivo principal desse trabalho é discutir o ensino superior sob uma perspectiva decolonial, a partir da produção de conhecimento em Arqueologia, com foco no Nordeste brasileiro, mais especificamente no Piauí e nos cursos de graduação em Arqueologia da Univasf e da UFPI, situados no sertão e na capital, respectivamente. Por meio desse recorte pretendemos evidenciar o contraste entre as abordagens arqueológicas que vêm sendo formuladas nos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos discentes das duas instituições. Buscaremos relacionar esses saberes com o histórico de criação dos cursos, considerando diferentes processos epistêmicos e as particularidades de cada instituição. Nesse cenário, nos movimentaremos para perceber a influência das políticas de democratização do acesso ao ensino superior, com destaque para as ações afirmativas e adoção do SISU/ENEM, como ações fomentadoras de tensões em torno de modelos colonialistas de universidade e de estímulo à produção de arqueologias indisciplinadas. Esse contexto será o ponto de partida para repensarmos o ensino de Arqueologia brasileiro, na interface colonialidade e decolonialidade.
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