PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E DECOLONIALIDADE: REFLEXÕES SOBRE OS CURSOS DE ARQUEOLOGIA DA UNIVASF E DA UFPI
Palabras clave:
Ensino Superior, Arqueologia Indisciplinada, Piauí, DecolonialidadeResumen
O objetivo principal desse trabalho é discutir o ensino superior sob uma perspectiva decolonial, a partir da produção de conhecimento em Arqueologia, com foco no Nordeste brasileiro, mais especificamente no Piauí e nos cursos de graduação em Arqueologia da Univasf e da UFPI, situados no sertão e na capital, respectivamente. Por meio desse recorte pretendemos evidenciar o contraste entre as abordagens arqueológicas que vêm sendo formuladas nos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos discentes das duas instituições. Buscaremos relacionar esses saberes com o histórico de criação dos cursos, considerando diferentes processos epistêmicos e as particularidades de cada instituição. Nesse cenário, nos movimentaremos para perceber a influência das políticas de democratização do acesso ao ensino superior, com destaque para as ações afirmativas e adoção do SISU/ENEM, como ações fomentadoras de tensões em torno de modelos colonialistas de universidade e de estímulo à produção de arqueologias indisciplinadas. Esse contexto será o ponto de partida para repensarmos o ensino de Arqueologia brasileiro, na interface colonialidade e decolonialidade.
Citas
ANGELO, T. Referendo constitucional que refundou Bolívia como Estado plurinacional faz 10 anos. Brasil de Fato, São Paulo, 25 janeiro 2019. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/01/25/referendo-constitucional-que-refundou-bolivia-como-estado-plurinacional-faz-10-anos. Acesso em: 15 abr. 2023.
ARAÚJO, P.; CUSATI, I. História da educação superior pública no Brasil: interiorização e expansão da universidade federal no submédio São Francisco (2003-2006). Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p.3621-3650, jan. 2021. DOI: ttps://doi.org/10.34117/bjdv7n1-245. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22939. Acesso em: 22 mar. 2023.
BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít., Brasília, n. 11, p. 89-117, ago. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-33522013000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 mai. 2023.
BARRETO, C. A construção de um passado pré-colonial: uma breve história da Arqueologia no Brasil. Revista USP, [S. l.], n. 44, p. 32-51, 2000. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i44p32-51. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/30093. Acesso em: 15 abr. 2023.
________. Arqueologia brasileira: uma perspectiva histórica e comparada. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, supl. 3, p. 201-212, 07 nov. 1999.
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.1999.113468. Disponível em:
http://www.revistas.usp.br/revmaesupl/article/view/113468/111423. Acesso em: 06 mai.
BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.
BEZERRA, M. Bicho de Nove Cabeças: Os cursos de graduação e a formação de arqueólogos no Brasil. Revista de Arqueologia, [S.l.], v. 21, n. 2, 139-154, 30 dez. 2008. ISSN: 1982-1999. DOI: https://doi.org/10.24885/sab.v21i2.255. Disponível em: https://www.revista.sabnet.org/index.php/SAB/article/view/255. Acesso em: 05 mai. 2023.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de Abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Diário Oficial da União, Brasília, 24 abr. 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 11 fev. 2023.
________. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 09 jan. 2023.
________. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 29 ago. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 09 jan. 2023.
________. Ministério da Educação. Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Brasília, DF: Ministério da Educação, Edital nº 05, de 05 de abril de 2021 – Processo seletivo para Ingresso nos cursos de graduação presenciais da Univasf 2021 - PS-ICG 2021. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/noticias/univasf-divulga-selecionados-na-chamada-regular-do-sisu-2021-e-convoca-para-pre-matricula-de-20-a-23-de-abril/edital_no-05_ps_icg_2021-proen-_2_.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.
________. Edital nº 55, de 23 de dezembro de 2013 – Processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Univasf PS-ICG Univasf 2014. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, DF, p. 32, 24 dez. 2013. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/64474069/dou-secao-3-24-12-2013-pg-32. Acesso em: 10 abr. 2023.
________. Ministério da Educação. Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Brasília, DF: Ministério da Educação, Edital nº 09, de 25 de julho de 2022 – Procedimentos e cronograma referente à utilização da lista de espera do sistema de seleção unificada-SISU para ingresso nos cursos de graduação na modalidade presencial 2º semestre de 2022. Disponível em: https://sis.ufpi.br/matriculagraduacao/download/edital/ODU=.pdf?014907. Acesso em: 12 abr. 2023.
CAROMANO, C.; TRINDADE, T.; CASCON, L. O Ensino da Arqueologia Visto dos Bancos da Pós-Graduação. Revista Habitus, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 205-220, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18224/hab.v12.2.2014.205-220. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/4077. Acesso em: 03 mai. 2023.
ESTERMANN, J.; TAVARES, M.; GOMES, S. Interculturalidade crítica e decolonialidade da educação superior: para uma nova geopolítica do conhecimento. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 3, p.17-29, 2017. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201733375p.17-29. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/324. Acesso em: 05 mai. 2023.
FUNARI, P. P. A.; CARVALHO, A. V. Universidades, Arqueologia e Paulo Duarte. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, [S. l.], n. 22, p. 89-96, 2012. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2012.106849. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/106849. Acesso em: 07 mai. 2023.
GASPAR, M.; CAROMANO, C.; PEREIRA E.; BRANDÃO, K.; BELLETTI, J.; FREITAS, A.; PASSOS, L.; LIMA, M.; TAMANAHA, E.; CASCON, L.; BIANCHINI, G.; CABRAL, M.; WICHERS, C.; BEZERRA, M. Quem somos nós? Ou perfis da comunidade profissional arqueológica no Brasil: primeiras aproximações. Revista Habitus, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 146-178, jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18224/hab.v18i1.8104. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/8104. Acesso em: 21 abr. 2023.
GOMES, J.; PASSOS, L. de P. Arqueologia entre o jogo acadêmico e a desesperança. Revista de Arqueologia Pública, São Paulo, v. 18, 2022. DOI: 10.20396/rap.v17i2.8664052. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8663907. Acesso em: 14 mar. 2023.
GONTIJO, F. Antropologia fora dos Eixos? Algumas Considerações sobre as particularidades da formação de um campo de pesquisas no Piauí, Brasil. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 12, n. 5, p. 49-62, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.5.3. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/962. Acesso em: 05 mai. 2023.
GONTIJO, F.; PESSOA, M. L. Cursos, percursos e transcursos da antropologia no Piauí. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 159–174, 2020. DOI: 10.37370/raizes.2020.v40.651. Disponível em: http://raizes.revistas.ufcg.edu.br/index.php/raizes/article/view/651. Acesso em: 6 mai. 2023.
GROSFOGUEL, R. Descolonizar as esquerdas ocidentalizadas: para além das esquerdas eurocêntricas rumo a uma esquerda transmoderna descolonial. Contemporânea, São Carlos, v. 2, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/86. Acesso em: 07 mai. 2023.
GUIDON, N. Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM. Revista Clio Arqueológica, Recife, n. 5, p. 135-139, 1989. ISSN: 2448-2331. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/clioarqueologica/article/view/247227. Acesso em: 08 mai. 2023.
HABER, A. Arqueologia, Fronteira e Indisciplina. Revista Habitus, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 5-16, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.18224/hab.v9.1.2011.5-16. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2203. Acesso em: 09 jun. 2022.
IBGE. IBGE Educa Jovens. Conheça o Brasil – População COR OU RAÇA. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html#:~:text=De%20acordo%20com%20dados%20da,1%25%20como%20amarelos%20ou%20ind%C3%ADgenas. Acesso em: 12 abr. 2023.
LEAL, N. Por uma Antropologia na Caatinga: um breve ensaio sobre o bacharelado em Antropologia na Univasf e a interiorização do ensino superior no Brasil. Anuário Antropológico [Online], v. 46 n. 1, p. 39-57, 2021. DOI: https://doi.org/10.4000/aa.7657. Disponível em: http://journals.openedition.org/aa/7657. Acesso em: 05 mai. 2023.
LILACS. Nota técnica n. 01/17: Leitura técnica e extração de conceitos na indexação de documentos segundo a Metodologia LILACS. BIREME, São Paulo, 2017. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/07/1103131/1701-nota-tecnica-lectura-tecnica.pdf. Acesso em: 02 abr. 2023.
AUTOR 2; AUTOR 3, 2022.
AUTOR 2 et al. 2023.
MESQUITA, L. C. A. A Formação do Arqueólogo na Amazônia:
das Confusões à Graduação. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) – Faculdade de Ciências Sociais – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
MIGNOLO, W. Desobediência epistêmica: A opção descolonial e o significado de Identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287-324, 2008. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/desobediencia_epistemica_mignolo.pdf. Acesso em: 11 abr. 2023.h
________. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 32, n. 94, 2017a: e329402. DOI: http://dx.doi.org/10.17666/329402/2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 mai. 2023.
AUTOR 1, 2020.
AUTOR 1, 2023.
MORO-ABADÍA, O. The History of Archaeology as a ‘Colonial Discourse’. Bulletin of the History of Archaeology, 16 (2), p. 4–17, 2006. DOI: http://doi.org/10.5334/bha.16202. Disponível em: https://www.archaeologybulletin.org/articles/abstract/10.5334/bha.16202/. Acesso em: 24 abr. 2023.
NEVES, C.; MARTINS, C. Ensino Superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER, T.; ZEN, E.; WELLER, W.; SHUGUANG, J.; KAIYUAN, G. Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília: Ipea; Pequim: SSAP, 2016. 311 p., il. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9061/1/Ensino%20superior%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 08 mai. 2023.
OLIVEIRA, J. de S. A Educação Patrimonial como estratégia de Arqueologia Pública na área do Parque Nacional Serra da Capivara. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arqueologia e Preservação Patrimonial) – Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Serra da Capivara, São Raimundo Nonato, 2014.
QUINTERO, P.; FIGUEIRA, P.; ELIZALDE, P. Uma breve história dos estudos decoloniais. MASP Afterall, São Paulo, 2019. Disponível em: https://masp.org.br/uploads/temp/temp-QE1LhobgtE4MbKZhc8Jv.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.
RIBEIRO, D.; MELO, A. Construção do conhecimento e eurocentrismo nas universidades: apontamentos para uma Pluriversidade. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 51, p. 1-24, 2019. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15551. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15551. Acesso em: 17 abr. 2023.
ROCHA, J. C. Breve História da Arqueologia no Sertão do Piauí (1970-1993). Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2019.
SAMIA, D. G. Arqueologia pedagógica: reflexões teóricas e conceituais. Revista Arqueologia Pública, São Paulo, n. 17 (2), 179-195, 2021. DOI: 10.20396/rap.v17i2.8666241. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8666241. Acesso em: 14 abr. 2023.
SANTOS, V. M. dos. Notas desobedientes: decolonialidade e a contribuição para a crítica feminista à ciência. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 30, ePUB, 03 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30200112. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822018000100242&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 abr. 2023.
TIRADO, G. Violencia Epistémica y Descolonizacón del Conocimiento. Sociocriticism, v. XXIV, 1 e 2, 2009. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4637301.pdf. Acesso em: 22 abr. 2023.
Universidade Federal do Piauí (UFPI). Proposta de Curso Novo - Programa de Pós-graduação em Arqueologia - PGArq. Teresina, 2011. Disponível em: https://sigaa.ufpi.br/sigaa/verProducao?idProducao=3091181&key=5c669324fc8c76108ac417df80d22bf7. Acesso em: 05 abr. 2023.
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Projeto Político Pedagógico do Curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial. São Raimundo Nonato, 2021. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/arqueologia/ensino/matriz-curricular/ppc_arq_2021-enviar-p-proen.pdf. Acesso em: 11 fev. 2023.
WICHERS, C. Dois enquadramentos, um mesmo problema: os desafios da relação entre museus, sociedade e patrimônio arqueológico. Revista de Arqueologia, Pelotas, v. 26/27, n. 2/1, p. 16-39, 2013/2014. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18570. Acesso em: 11 fev. 2023.
ZANETTINI, P.; WICHERS, C. Arqueologia Preventiva e o Ensino de Arqueologia no Brasil. Revista Habitus, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 239-256, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18224/hab.v12.2.2014.239-256. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/4079. Acesso em: 21 mar. 2023.
ZITKOSKI, J. J.; GENRO, M. E. H.; CAREGNATO, C. E. Democratização da Educação Superior: Apontamentos Para a Valorização de Experiências Alternativas no Contexto Latino-Americano. Revista de Ciências Humanas – Educação, Frederico Westphalen, v. 16, n. 27, p. 56-71, dez. 2015. ISSN 1981-9250. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/1519. Acesso em: 02 mai. 2023.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Estudos Libertários
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.