AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DURANTE O PRIMEIRO ANO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autor/innen

  • Ricardo Soares Instituto Estadual do Ambiente - INEA https://orcid.org/0000-0002-0353-3174
  • Maurício Gonçalves Margalho Professor de História da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Professor de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), modalidade semipresencial.

Abstract

A comunidade científica internacional vem alertando ao mundo sobre o aumento do risco do surgimento de novas epidemias que facilmente poderiam se converter em pandemias globais. Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde declarou que a nova doença COVID-19 (transmitida pelo novo Coronavirus SARS-CoV-2) escapara ao controle e teria se transformado em uma grave pandemia zoonótica mundial, infelizmente. Consequentemente, da noite para o dia, os governos internacionais se viram obrigados a adotarem medidas de contenção da pandemia entre as suas populações com destaque para Lockdowns integrais ou parciais. No estado do Rio de Janeiro, o ano letivo tradicionalmente marcado pelo processo de ensino-aprendizagem presencial foi convertido, compulsoriamente, no Ensino Remoto Emergencial, tanto na rede privada quanto na rede pública de ensino. Embora os professores do ensino médio do Rio de Janeiro possuam peculiaridades trabalhistas próprias de acordo com a modalidade (pública ou privada) foi observado um significativo e semelhante aumento da precarização das suas respectivas condições de trabalho docente, encontrando-se espoliados em seus direitos trabalhistas, afetados psicologicamente, invadidos em suas privacidades domiciliares e mais empobrecidos financeiramente.

Autor/innen-Biografien

Ricardo Soares, Instituto Estadual do Ambiente - INEA

Professor da MBA de Planejamento e Gestão Ambiental Universidade Veiga de Almeida (UVA). Químico Industrial do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Pesquisador de Pós-Doutorado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (PPGG-UFF). Doutor e Mestre em Geociências pelo PPGG-UFF. Especialista em Filosofia e História das Ciências (Faculdade Unyleya). Químico Industrial (UFF) e Licenciado Pleno em Química pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).

Maurício Gonçalves Margalho, Professor de História da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Professor de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), modalidade semipresencial.

Professor de História da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).  Professor de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), modalidade semipresencial. Doutor e Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF). Licenciado Pleno em História pela Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Veröffentlicht

2021-06-20

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