AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DURANTE O PRIMEIRO ANO DA PANDEMIA DE COVID-19
Résumé
A comunidade científica internacional vem alertando ao mundo sobre o aumento do risco do surgimento de novas epidemias que facilmente poderiam se converter em pandemias globais. Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde declarou que a nova doença COVID-19 (transmitida pelo novo Coronavirus SARS-CoV-2) escapara ao controle e teria se transformado em uma grave pandemia zoonótica mundial, infelizmente. Consequentemente, da noite para o dia, os governos internacionais se viram obrigados a adotarem medidas de contenção da pandemia entre as suas populações com destaque para Lockdowns integrais ou parciais. No estado do Rio de Janeiro, o ano letivo tradicionalmente marcado pelo processo de ensino-aprendizagem presencial foi convertido, compulsoriamente, no Ensino Remoto Emergencial, tanto na rede privada quanto na rede pública de ensino. Embora os professores do ensino médio do Rio de Janeiro possuam peculiaridades trabalhistas próprias de acordo com a modalidade (pública ou privada) foi observado um significativo e semelhante aumento da precarização das suas respectivas condições de trabalho docente, encontrando-se espoliados em seus direitos trabalhistas, afetados psicologicamente, invadidos em suas privacidades domiciliares e mais empobrecidos financeiramente.
Références
ARRUDA, Eucidio Pimenta. (2020), Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. In: EmRede - Revista de Educaçao à Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275.
BAADE, Joel Haroldo; GABIEC, Cristiane; CARNEIRO, Fabiana Kitiane; MICHELUZZI, Sandra Ciane Prawucki; REYES, Pablo. (2020), Professores da educação básica no Brasil em tempos de COVID-19. In: Holos, v. 5, p. 1–18.
BAKUNIN, Mikhail. (2015), Bakunin – Obras escolhidas. São Paulo: Editora Imaginário/Hedra.
BAKUNIN, Mikhail. (2019), Bakunin – Obras seletas volume 3. São Paulo: Editora Imaginário.
BERNARDO, Kelen Aparecida da Silva; MAIA, Fernanda Landolfi; BRIDI, Maria Aparecida. (2020), As configurações do trabalho remote da categoria docente no contexto da pandemia de COVID-19. In: Revista Novos Rumos Sociológicos, v. 8, n. 14, p. 8-39.
BRASIL. Lei n. 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis n º 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Brasília: Casa Civil, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2017/lei/L13467.htm. Acessado em: 23 de janeiro de 2021.
BRASIL. (2020a), Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Casa Civil, 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acessado em: 23 de janeiro de 2021.
BRASIL. (2020b), Portaria n. 345, de 19 de Março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020c. Brasília: Casa Civil, 2020b. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=603&p agina=1&data=19/03/2020&totalArquivos=1. Acessado em: 23 de janeiro de 2021.
BRIDI, Maria Aparecida. (2020), A pandemia Covid-19: crise e deterioração do mercado de trabalho no Brasil. In: Estudos Avançados, v. 34, n. 100, p. 141-165.
CANETTIERI, Thiago. (2020), Pandemia e sacrifício. In: Revista de Estudos Libertários, v. 2, n.6, p. 58-72.
CARIUS, Ana Carolina. (2020), Teaching Practices in Mathematics During COVID-19 Pandemic: Challenges for Technological Inclusion in a Rural Brazilian School. In: American Scientific Research Journal for Engineering, Technology, and Sciences, v. 4, n. 1, p. 35-43.
CHOMSKY, Noam. (2020), Internacionalismo ou Extinção. São Paulo: Editora Planeta do Brasil.
CRODA, Julio; OLIVEIRA, Wanderson Kleber; FRUTUOSO, Rodrigo Lins; MANDETTA, Luiz Henrique; BAIA-DA-SILVA, Djane Clarys; BRITO-SOUSA, José Diego; MONTEIRO, Wuelton Marcelo; LACERDA, Marcus Vinícius Guimarães. (2020), Covid-19 in Brazil: Advantages of a socialized unified health system and preparation to contain cases. In: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 53, p. 2–7.
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. (2020), A educacao e a Covid-19. Ensaio, v. 28, n. 108, p. 545-554.
FERNANDES, Florestan. (2006), A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Editora Globo.
FONTES, Virgínia. Reflexões Im-Pertinentes: História e capitalismo contemporâneo. RJ, Bom Texto, 2005.
FREITAS, Joana Lúcia Alexandre. (2020), A escola, o currículo e as práticas de ensino a partir da BNCC: A era digital e a Covid-19. Linhares: Faceli.
HARVEY, David. (2008), O neoliberalismo: História e implicações. São Paulo: Edições Loyola.
FURTADO, Marcos. Professores do RJ relatam pressão e falta de suporte no ensino a distância. In: Folha de S. Paulo, 22 mai. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/professores-do-rj-relatam-pressao-e-falta-de-suporte-no-ensino-a-distancia.shtml?origin=folha. Acessado em: 23 de janeiro de 2021.
MARX, Karl. (2011), Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia. São Paulo: Boitempo Editorial.
MARX, Karl. (2015), O Capital - Vol. II. São Paulo: Boitempo Editorial.
MÉSZÁROS, István. (2011), Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo Editorial.
MOURA, Letícia; CARDOSO, Marina (2020). Com o fim da redução da jornada de trabalho e salário e contrato suspenso, confira como fica estabilidade do emprego. O Dia, p. 50–51, 4 jan. 2021. Disponível em https://odia.ig.com.br/economia/2021/01/6057749-com-o-fim-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-e-salario-e-contrato-suspenso-confira-como-fica-estabilidade-do-emprego.html acessado em 23 de janeiro de 2021.
PENNESI, Rodrigo. (2020), Pandemias no Antropoceno. In: Revista Estudos Libertários, v. 2, n. 3, p. 58–65.
PILLA, Maria Cecília; SINNER, Amorim Rudolf. (2020), O ser humano em tempos de covid-19. Curitiba: PUCPress.
QEDU. QEdu. Disponível em: https://www.qedu.org.br/, acessado em 23 de janeiro de 2021.
RIBEIRO, Aline; BLOWER, Ana Paula; COSTA, Célia. (2020), Escolas privadas buscam novas formas de ensinar durante pandemia do Coronavírus. OGLobo, Abr. 2020. Disponível em https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/escolas-privadas-buscam-novas-formas-de-ensinar-durante-pandemia-do-coronavirus-24353078, acessado em 23 de janeiro de 2021.
SALES, Priscila Ferreira. (2020), “Químiemcasa”: aspectos de um processo de ensino para a aprendizagem de Química em épocas de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e83391110420.
SCHUMPETER, Joseph Alois. (1982), A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural.
SILVA, Cleyton Martins; SOARES, Ricardo; MACHADO, Wilson; ARBILLA, Graciela. (2020a), A Pandemia de COVID-19: Vivendo no Antropoceno. Revista Virtual de Química, v. 12, n. 4, p. 1001–1016.
SILVA, Cleyton Martins; ARBILLA, Graciela; MACHADO, Wilson; SOARES, Ricardo. (2020b), Radionuclídeos como marcadores de um novo tempo: o Antropoceno. Química Nova, v. 43, n. 4, p. 506–514, 2020b.
SILVA, Cleyton Martins, ARBILLA, Graciela. (2020), COVID-19: Challenges for a new epoch. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 53, p. 1-3.
SILVA, Flávia Cristina dos Santos; PEIXOTO, Gilmara Teixeira Barcelos. (2020), Percepção dos professores da rede estadual do Município de São João da Barra - RJ sobre o uso do Google Classroom no ensino remoto emergencial. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-24.
SOARES, Marcela. (2020), Precariedade e mistificação da precarização: superexploração da força de trabalho. Revista Vértices, v. 22, p. 667-686.
SOARES, Ricardo; MELLO, Márcia Cristina Santiago; SILVA, Cleyton Martins, MACHADO, Wilson; GRACIELA, Arbilla. (2020), Online chemistry education challenges for rio de janeiro students during the covid-19 pandemic. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 9, p. 3396-3399.
SOARES, Ricardo; NAEGELE, Rafaela. (no prelo), Segregação vertical na área da Química durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Cadernos de Pesquisa.
TAIBO, Carlos. (2020), Colapso - Capitalismo terminal, transição ecossocial, ecofascismo. Curitiba: Editora UFPR.
THOMÉ, Beatriz; MATTA, Gustavo; REGO, Sérgio. (2020), Ethical Considerations for Restrictive and Physical Distancing Measures in Brazil During COVID-19: Facilitators and Barriers. Journal of Bioethical Inquiry, v. 1, n. 1, 1-5.
WALLERSTEIN, Immanuel. (2001), Capitalismo histórico e Civilização capitalista. Rio de Janeiro: Editora Contraponto.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.