A subjetividade contemporânea do homem gay: padronização estética, afeminofobia e vigorexia
Schlagworte:
Afeminofobia, Estética, Gênero, Mídia, SubjetividadeAbstract
Nesta pesquisa é questionada a constituição contemporânea da subjetividade de indivíduos homossexuais e seus atravessamentos potencializados por uma padronização estética e corporal através do contato com o outro, com a sociedade e com as redes sociais que atuam como validadores capazes de determinar a inclusão ou exclusão desses corpos. Utiliza-se como referenciais teóricos Jacques Lacan, Sigmund Freud e Eve Sedgwick para elucidação dos conceitos deste artigo. Desenvolve-se a apresentação do processo de ação da mídia social na constituição subjetiva de percepção do sujeito, o processo da criação identitária através do estádio do espelho e o narcisismo. Os sintomas como a afeminofobia e vigorexia vinculam-se a alienação social e midiática com influências do patriarcado e a visão do corpo como objeto de consumo. Conclui-se que é possível refletir sobre os processos de simbolização desse período de desenvolvimento questionando-os se realmente são essenciais à constituição da subjetividade.
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