ECOCRÍTICA E ZOOLITERATURA: PERSPECTIVAS INTER E TRANSDISCIPLINARES PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS
Abstract
A Ecocrítica e a Zooliteratura, por serem campos inter e transdisciplinares, apresentam alternativas à solidariedade acadêmica. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo analisar essas vertentes científicas como uma possibilidade pedagógica a um ensino articulado das Ciências, haja vista a necessidade de superação da visão positivista, que compartimenta os saberes. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo, de caráter descritivo-explicativo. A técnica de interpretação dos dados fundamenta-se na Análise do Discurso de Linha Francesa, tendo, como meios de investigação, as obras: O Sertanejo, de José de Alencar; O Quinze, de Rachel de Queiroz, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Destaca-se que os principais resultados apontam que, mediante a Eco e a Zoocrítica, há indicações de possíveis correlações entre diversas ciências, como Geografia Humanista, Biologia, Psicanálise, Filosofia, História, Sociologia e Antropologia. Portanto, a Ecocrítica e a Zooliteratura revelam-se como potentes estudos inter e transdisciplinares, que suscitam um ensino integrado das ciências.
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