CIÊNCIA E EDUCAÇÃO DOS CORPOS DA INFÂNCIA: CONCEPÇÕES NO IDEÁRIO ANARQUISTA

Autores

Palavras-chave:

História da Educação dos Corpos, Educação libertária, Escola Moderna de Barcelona, Francisco Ferrer y Guardia, Anarquismo.

Resumo

O presente trabalho busca discutir algumas concepções sobre ciência e educação dos corpos no prisma das ideias libertárias, sobretudo, daquelas advindas da experiência da Escola Moderna de Barcelona (1901-1906) e de seu fundador Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909). Para tanto, nossas analises se concentraram nos escritos produzidos pelo próprio pedagogo espanhol. Após as análises, notou-se forte influência do positivismo clássico no pensamento educacional ferrerista, contudo é possível extrair singularidades quando examinamos suas reflexões sobre a educação dos corpos da infância.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Prado da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2024-04-13