A LITIGÂNCIA CLIMÁTICA COMO ESTRATÉGIA JURISDICIONAL DE ENFRENTAMENTO À VULNERABILIDADE CLIMÁTICA:

O PROTAGONISMO DAS MULHERES À LUZ DA TEORIA ECOFEMINISTA

Autori

  • Bianca Roso Unisinos
  • Elisa Maffassiolli Hartwig Unisinos
  • Raquel Fabiana Lopes Sparemberger

Abstract

A presente pesquisa tem como tema os direitos humanos e a litigância climática à luz da Teoria ecofeminista. Tomando como referência a crise ecológica e climática, o estudo delimita-se a investigar os mais vulneráveis a estas, com base na interseccionalidade. Para isso, o estudo é dividido em três partes. No primeiro momento, aborda-se a teoria ecofeminista e seus fundamentos práticos e teóricos, após, demonstra-se o que a agenda Internacional de Direitos Humanos traz como recomendação e estudo sobre o tema. Por fim, busca-se verificar argumentos, fundamentos e o protagonismo de mulheres em litígios climáticos. O método de abordagem é o pragmático-sistêmico, conferindo a fusão entre o Direito e os diversos sistemas, como política, História, cultura e ecologia, a partir de uma construção comunicativa entre eles para a produção do discurso.

Biografie autore

Elisa Maffassiolli Hartwig, Unisinos

Doutoranda em Direito Público, aprovada em 1 lugar no processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS, com a concessão de bolsa do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES - PROEX/CAPES. Mestre em Direito Público na UNISINOS/RS, com bolsa PROEX/CAPES. Bacharel em Direito, Especialista em Direito do Trabalho e em Direito Digital pela Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP/RS. Autora do livro "Quando a mentira ameaça o futuro: desinformação climática e seus impactos na democracia". Membra do Conselho Editorial da Editora Blimunda. Desenvolve pesquisas nas áreas de Direitos Humanos, Sociedade da Informação, Direito dos Animais e justiça climática.

Raquel Fabiana Lopes Sparemberger

Doutora em Direito. Professora dos Mestrados em Direito da FURG- Universidade Federal do Rio Grande e da FMP-RS- Fundação Escola Superior do Ministério Público. Professora pesquisadora da FAPERGS e CNPq. Email: fabiana7778@hotmail.com.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-08-23

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS