Raízes

Autores

  • Renata Cordeiro Esperança Pedroza Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Fotografia, Fotomontagem, Fotocriação

Resumo

O ensaio “Raízes” trabalha o conceito de pertencimento e memória por meio do registro do cotidiano do ambiente de casa, com foco em elementos da natureza e cenas corriqueiras. Inspirado na técnica utilizada por Stephen Gill, fotógrafo britânico, em seu trabalho “Hackney Flowers”, as fotografias foram produzidas com uma câmera DSLR, tratadas, impressas, e compostas com as flores, folhas e plantas disponíveis no jardim da casa onde mora a autora. Enfim, as imagens finais foram capturadas com uma câmera de celular.

A associação entre plantas, afeto e família se dá devido a intensa convivência com dois familiares, tio e avô, tendo estes passado adiante todo o seu conhecimento sobre a fauna e a flora local, tal como o cuidado com o plantio e a importância de se manter conectado com a natureza. Por terem formação na área ambiental e vindo do interior do Espírito Santo, a ligação com este universo se deu também como uma forma de manter viva a memória de suas raízes e resgatar uma prática comum para eles.

Após ter se mudado para a casa onde o ensaio foi realizado, notou na nova família uma característica comum à de seus avós: a relação entre o cultivo de plantas e cuidado com pássaros era igualmente latente e pelos mesmos motivos. Vindos de cidade pequena, a preservação das árvores e roseiras no jardim atravessava gerações.

Assim sendo, encontrou nas fotomontagens manuais, unindo o registro tradicional à uma espécie de colagem, uma forma de homenagear ambas as famílias, fazendo uso exclusivo de suas plantas (e até temperos) mais queridas. Procurou registrar cenas com contexto e campo de visão aberto, a fim de não perder a sensação de aproximação da cena e a simulação da altura dos olhos, reforçando a ideia de se estar inserido na própria fotografia, em primeira pessoa. Os elementos e cenas foram selecionados de maneira a passar a ideia de que um complementa o outro, sendo os espaços estrategicamente preenchidos de memórias afetivas.

“Raízes” tem motivação profundamente afetiva e pessoal, visando mostrar de forma sutil o quanto o sentido de herança pode ser múltiplo e, neste caso, intrínseco à nossa essência. O que é herdado nem sempre pode ser visto com os olhos, mas pode ser sentido em cada canto de nossas casas.

Biografia do Autor

Renata Cordeiro Esperança Pedroza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Renata Esperança é, atualmente, estudante de Comunicação Visual e Design (UFRJ), mas não é a primeira vez que passa pela instituição. Já foi discente de Desenho Industrial, que lhe proporcionou a oportunidade de cursar um ano de Bacharelado em Fotografia na Nottingham Trent University, pelo Ciências Sem Fronteiras em 2014. Experimenta a arte do registro desde a adolescência, tendo passado por diversos suportes e técnicas, analógicas e digitais, prezando pela perpetuação de cenas de seu cotidiano através de imagens com pouca pose e muito afeto. Tem na fotografia seu modo favorito de enxergar o mundo.

Referências

GILL, Stephen. Hackney Flowers. 2007. Disponível em: <http://www.stephengill.co.uk/portfolio/portfolio/nggallery/album-1-2/hackney-flowers> Acesso em 9 mai. 2021.

Downloads

Publicado

08-12-2021