Cantiga do Êxodo
Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Conhecimentos Tradicionais, Ensino de CiênciasResumo
Poema, parafraseado do original de Gonçalves Dias, Canção do Exílio, produzido para introduzir a caracterização do meu Lugar de estudo durante o seminário do componente disciplinar de Educação e Territorialidades em Comunidades Tradicionais, do Programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Neste contexto, a pesquisa é referente a relação entre ensino e aprendizagem de conceitos tradicionais e científicos sobre Astronomia, numa comunidade tradicional – Escola Família Agrícola – que possui uma metodologia de ensino baseada na Pedagogia da Alternância. Neste sentido é necessário entender como se dão as relações e todo processo de pertencimento de sujeitos advindos de várias realidades distintas, para termos condições pedagógicas de transformar a aprendizagem em conhecimento para si e para suas relações cotidianas, seja de trabalho, com a família ou com a sociedade em geral, por meio de práticas educacionais com rica significação social não só permitindo a expansão do capital cultural, mas também interferindo imediatamente em suas vidas e provocar uma mudança real. O texto, essencialmente, revela as diversas características peculiares ao Lugar (município de Valente-BA), onde situa-se o colégio pesquisado.
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