Superar e r(existir): quebrando paradigmas.

Autor/innen

Schlagworte:

Cultura, Educação, Racismo

Abstract

Todos os dias jovens negros de periferia são marginalizados. Suas oportunidades diminuídas. Há uma luz no fim do túnel. Um Estado que deveria oportunizar e minimizar esses impactos sociais, às vezes, não garante acesso a esses lugares. “Superar e r(existir): quebrando paradigmas” vem como uma voz que emerge da observação do descaso e da esperança das transformações do eu e do outro. De forma leve, mas crítica, é contada a história de um jovem negro que vê essa luz no de fim do túnel a partir de oportunidades que a educação o proporciona, se tornando um ser crítico e que almeja por mudanças no seu meio.

Autor/innen-Biografie

Bernardo Almeida Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Almenara.

Estudante do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Almenara. Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq (2021-2022/2022-2023). Atua como membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Afro-brasileiros Indígenas - NEABI do (IFNMG) - Campus Almenara e do Observatório das Desigualdades e discriminações étnico raciais - (Unimontes/CNPq).

Literaturhinweise

TÁSSIA REIS. Da Lama | Afrontamento. 2016. Suporte (6 min. 24 seg.)

Leandro Roque de Oliveira. Mãe. 2015. (7min. 20seg.)

Veröffentlicht

2022-12-16