Autorretrato (fev. 2023)

Autores/as

  • Beatriz Kestering Tramontin Mestra em Ciências da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. http://orcid.org/0000-0002-0524-6478

Palabras clave:

Autorretrato, vídeo

Resumen

Desde que estudei o filme autorretratístico As praias de Agnès (2008), da cineasta Agnès Varda, no mestrado, um dos meus pequenos prazeres tem sido me autorretratar. Para além da imagem de vídeo ser uma expressão viva de pensar, ela também me permite dialogar com o recurso sonoro e a montagem. Este trabalho intitulado “Autorretrato (fev. 2023)”, tem uma relação com o processo de autoconhecimento, das nossas falhas, ausências, reflexos e projeções. Além disso, é um pequeno prazer brincar com ideia do tempo e do cavucar a mente incessantemente através do vídeo e da sombra da minha cabeça num muro em ruínas. Talvez para dizer que a noção ocidental do antropoceno está em ruínas? Talvez para enxergar em mim mesma um ser em constante construção?

Biografía del autor/a

Beatriz Kestering Tramontin, Mestra em Ciências da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina.

É cineasta, poeta e pesquisadora. No cinema, atua em pesquisa, direção, roteiro e produção. Mestra em Ciências da Linguagem (PPGCL-Unisul), tendo como foco de pesquisa o cinema de Agnès Varda. Graduada em Cinema e Audiovisual (Unisul). Na poesia, é autora de Territórios Vazantes (Caiaponte, 2020) e Caixa de Poemas (EdiUnesc, 2014).

Publicado

2023-12-22

Número

Sección

Trabalhos visuais

Artículos más leídos del mismo autor/a