Anúncios

  • Chamada para publicação

    26-08-2025

    Dossiê Dialetologia Histórica do Português Brasileiro”

    Resumo: Embora a maioria dos estudos sobre a formação do português brasileiro (PB) se baseie em comparações com o português europeu (PE), são raros os trabalhos que historicamente contrastam os dialetos que compõem o português do Brasil (Souza, 2024). Durante o mapeamento dos aspectos linguísticos do PB em relação ao PE, os linguistas não só identificam diferenças entre essas duas variedades, mas também entre as diversas regiões do Brasil. Nesse contexto, Galves (2018) destaca a importância de uma Dialetologia Sintática Histórica do Português Brasileiro para compreender os intrincados caminhos da língua no país, valendo-se de textos históricos que representem o processo de ocupação do território nacional durante o processo de colonização. Para contribuir com o estudo da formação histórica dos dialetos do PB, este dossiê aceita trabalhos que analisam historicamente fenômenos de qualquer nível da língua (fonético-fonológico, morfossintático, lexical e outros) de variedades do PB, a partir de diferentes abordagens teóricas.

    Organizadores:

    Emerson Souza (SEDUC - Araci / UFBA)

    Williane Corôa (UNEB)

    Os textos inéditos devem ser encaminhados por meio do site da revista, para o seguinte endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/lh.

    Data-limite para submissão: 30 de março de 2026.

    Publicação (previsto): 2º semestre de 2026.

     

    Referências:

    SOUZA, E. S. de. Análise diatópica e diacrônica do uso do artigo definido antes de antropônimos: Bahia e São Paulo nos séculos XIX e XX. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e 1810, 2024.
    GALVES, C. Posfácio. In: CYRINO, S.; MORAIS, M. A. T. História do Português Brasileiro: Dialetação e povoamento: mudança sintática do português brasileiro – perspectiva gerativista. São Paulo: Contexto, 2018. p. 441-456.

    Saiba mais sobre Chamada para publicação
  • Chamada para publicação

    01-04-2025

    Dossiê “Metodologia de Organização de Corpora Diacrônicos para Pesquisas em Sociolinguística Histórica”

    Resumo: O presente dossiê contempla estudos voltados aos tratamentos sócio-histórico, paleográfico e filológico de documentos, para a constituição de corpora diacrônicos com a necessária confiabilidade, a serem explorados, entre outros, no campo de pesquisas em Sociolinguística Histórica. Ressalta-se a importância da interdisciplinaridade entre a Linguística Histórica, a Paleografia e a Filologia – esse cruzamento de olhares –, garantindo a autenticidade de documentos históricos, cujo uso permite a realização de descrições linguísticas de base empírica e promove, dessa forma, a discussão de questões teóricas solidamente fundamentadas.

    Organizadoras:

    Zenaide de Oliveira Novais Carneiro (UEFS) 

    Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda (UEFS) 

    Alícia Duhá Lose (UFBA/UEFS) 

    Célia Regina dos Santos Lopes (UFRJ)

    Os textos inéditos devem ser encaminhados por meio do site da revista, para o seguinte endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/lh.

    Data-limite para submissão: 31 de outubro de 2025.

    Publicação (previsto): 1º semestre de 2026.

    Saiba mais sobre Chamada para publicação
  • Submissões em fluxo contínuo temporariamente suspensas

    05-12-2024

    Os editores da LaborHistórico informam que, devido ao grande volume de submissões, o recebimento de textos em fluxo contínuo está temporariamente suspenso. A partir desta data, aceitaremos apenas artigos submetidos em resposta a chamadas específicas para dossiês temáticos. Agradecemos a compreensão e convidamos todos a acompanhar nossas próximas chamadas no site e no nosso Instagram: @laborhistorico_.

    Saiba mais sobre Submissões em fluxo contínuo temporariamente suspensas