LaborHistórico

LaborHistórico é um periódico semestral on-line do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, especializado na área de Linguística Histórica Românica e áreas afins, como a Filologia/Crítica Textual e a História.

Classificação Qualis Periódicos CAPES (quadriênio 2013-2016): B4.

Notícias

 

Chamada aberta para publicação: Volume 4, Número 1 (jan./jun. 2018)

 

Tema: Novas perspectivas para mudança linguística

Organizadoras: Karen Sampaio Braga Alonso (UFRJ) e Priscilla Mouta Marques (UFRJ)

O fenômeno da mudança linguística vem há muito sendo investigado por diferentes vieses teórico-metodológicos. Mais recentemente, uma perspectiva que tem se firmado nos estudos sobre este fenômeno pauta-se na noção de língua como uma rede de construções e na análise de mudanças que podem vir a acarretar a formação de um novo pareamento forma-sentido. Sob o aporte da Linguística Centrada no Uso, tal proposta, desenvolvida por Traugott & Trousdale (2013), dá conta do paradigma da construcionalização e das mudanças construcionais, trazendo uma importante contribuição para a análise diacrônica da língua. 

Levando em consideração essas premissas, a revista LaborHistórico - periódico semestral online do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras, Universidade Federal de Rio de Janeiro, especializado na área de Linguística Histórica Românica - deseja organizar um dossiê temático sobre estudos de Linguística Histórica no qual congregará trabalhos que se dediquem a investigações de novas perspectivas para a mudança linguística. 

Além do dossiê temático, a revista LaborHistórico também está aberta para artigos, em sua seção Varia, que tratem, na perspectiva histórica ou diacrônica, de fenômenos de mudança linguística em línguas românicas como o português, o galego, o espanhol, o francês e/ou o italiano.

NOVA DATA-LIMITE PARA SUBMISSÃO: 05 de março de 2018.

 

 
Publicado: 2017-05-01
 
Outras notícias...

v. 2, n. 2 (2016): Estudos de Crítica Textual


Capa da revista