Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista LaborHistórico?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para submissão

 I. Normas gerais

1. A Revista LaborHistórico aceita para publicação artigos originais e traduções de artigos relacionados à área de Linguística Histórica.

2. Podem submeter textos autores mestres, doutores e pós-graduandos em geral. 

3. Serão aceitos artigos em português, inglês, galego, espanhol, italiano ou francês. No caso das traduções, os originais podem estar em qualquer língua estrangeira e as traduções devem estar necessariamente em português.

4. O texto enviado não pode ser submetido a outra revista concomitantemente.

5. O texto deverá ser submetido através do Portal de Periódicos da Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Revista LaborHistóricoSubmissões online, em formato eletrônico nas extensões (.doc), (.docx) ou (.rtf). 

6. Não serão aceitos trabalhos que não estiverem de acordo com as normas anteriormente especificadas.

7. Os critérios norteadores para aceitação dos trabalhos pela Comissão Editorial da Revista LaborHistórico são, fundamentalmente, a relevância científica, a originalidade e a clareza dos textos apresentados.

8. A Comissão Editorial comunicará ao autor se o trabalho foi aceito sem restrições, aceito com sugestões de alteração parcial ou mesmo recusado.

II. Submissão de artigos: normas de formatação

1. Os artigos deverão respeitar a extensão de 7.000 a 10.000 palavras, incluindo citações, notas de rodapé e referências bibliográficas, fonte Times New Roman em tamanho 12, espaçamento simples entre linhas.

2. O texto não pode conter o(s) nome(s) do(s) autor(es) nem sua afiliação.

3. O título do trabalho deve estar no idioma original do artigo e em inglês. No caso de artigos em inglês, o título deve estar em inglês e vir traduzido para o português.

4. Os artigos devem conter um resumo de 100 a 300 palavras, além de cinco palavras-chave, no idioma original do artigo e em inglês. No caso de artigos em inglês, o resumo e as palavras-chave devem estar em inglês e vir traduzidos para o português.

5. Os artigos podem apresentar estruturação interna em seções e subseções numeradas.

6. Os exemplos em línguas diferentes da língua original do artigo devem ser acompanhados por traduções ou glosas. Todos os dados utilizados no trabalho devem apresentar uma numeração contínua ao longo do texto.

7. Ilustrações ou gráficos devem estar em formato de figura com extensão (.jpg) ou (.png).  Ilustrações, gráficos e tabelas devem ter sua fonte indicada quando não tiverem sido produzidos pelo autor do texto submetido e devem ter a autorização do autor no caso de serem terceiros.

8. Notas explicativas devem aparecer como nota de rodapé, com numeração arábica contínua ao longo do texto.

9. Citações de até 3 linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas. Citações de mais de 3 linhas devem ser destacadas.

10. As menções aos autores, no corpo do texto ou nas citações, devem seguir o seguinte modelo: a) autor da citação fora de parênteses: Autor (ano, p. número da página), como em Lightfoot (1979, p. 37); b) autor da citação entre parênteses: (AUTOR, ano, p. número da página), como em (LIGHTFOOT, 1979, p. 37). Para os demais casos, recomenda-se consulta direta ao texto das normas da ABNT. 

11. As referências, que devem se limitar às obras citadas, devem vir ao final do texto, em ordem alfabética, e devem estar de acordo com as normas da ABNT.

a) Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor. Título do livro (em itálico) e subtítulo (sem itálico), quando houver. Edição. Local de publicação: nome da editora, data da publicação. Exemplo:

LIGHTFOOT, David. Principles of Diachronic Syntax. Cambridge: Cambridge University Press, 1979.

b) Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor. Título do capítulo. In: Referência completa do livro e paginação. Para capítulo de livro do mesmo autor, usar 5 travessões baixos seguidos de um ponto no lugar do nome do autor. Para organizadores, editores ou coordenadores, emprega-se (Org.)., (Ed.). ou (Coord.)., respectivamente. Exemplo:

ROBERTS, Ian. Language change and learnability. In: BERTOLO, Stefano (Ed.). Language Acquisition and Learnability. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 81-125.

c) Artigos publicados em periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico (em itálico), volume e/ou número do periódico, intervalo de páginas em que está contido o artigo, data. Exemplo:

DÉCHAINE, Rose-Marie; WILTSCHKO, Martina. Decomposing Pronouns. Linguistic Inquiry, v. 33, nº 3, p. 409-442, 2002.

d) Teses, dissertações ou monografias:

SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor. Título do trabalho (em itálico). Tipo de trabalho. Unidade Acadêmica, Instituição, cidade, data. Exemplo:

MARTINS, Ana Maria. Clíticos na história do português. Tese (Doutorado em Linguística). Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 1994.

e) Trabalhos publicados apresentados em eventos científicos:

SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor. Título do trabalho. In: Título. Local: nome da editora, ano de publicação. Volume, paginação.

CASTRO, Ivo. Para uma história do português clássico. In: Actas do Congresso Internacional sobre o português. Lisboa: Colibri, 1996. v.2, p. 135-50.

f) Para os demais casos, recomenda-se consulta direta ao texto das normas da ABNT. 

12. Caso alguma das obras referenciadas esteja disponível on-line, deve-se necessariamente indicar seus dados: endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso ao documento (dia, mês abreviado e ano completo, separados apenas por espaço), precedida da expressão Acesso em:. Exemplo:

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Teorias da mudança linguística e a sua relação com a(s) história(s) da língua(s). Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, v. 3, p. 39-53, 2008. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6874.pdf >. Acesso em: 22 fev. 2015.

13. A Comissão Editorial reserva-se o direito de recusar os trabalhos que não atendam rigorosamente às normas de formatação especificadas anteriormente.

III. Submissão de traduções

A Revista LaborHistórico aceita a submissão de artigos publicados originalmente em língua estrangeira, relacionados exclusivamente à área de Linguística Histórica, e traduzidos para o português, desde que, por ocasião da submissão, o proponente anexe ao texto submetido: 1) o texto original em língua estrangeira, com indicação do periódico ou livro em que foi publicado anteriormente; e 2) a declaração de concessão de direitos autorais por parte do autor e/ou detentor dos direitos de publicação do texto em questão. O texto submetido deverá vir acompanhado de um breve texto que explique a relevância do original e que apresente o autor e a tradução. Este texto substitui o resumo e as palavras-chave, e deverá ter extensão de 100 a 500 palavras. Uma vez aceita a submissão, o processo prossegue segundo os critérios de avaliação de qualquer outro artigo, considerando-se ainda pré-requisito, nesse caso, a propriedade e a adequação da tradução proposta, de responsabilidade única e exclusiva do proponente. A Comissão Editorial da Revista LaborHistórico se reserva o direito de recusar as submissões que não atenderem aos requisitos acima descritos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

O autor da submissão enviada à Revista LaborHistórico cede os direitos autorais à Revista, caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na Revista a qualquer outro periódico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.