A adjetivação como marca de Tradição Discursiva do editorial de O Mossoroense

Autores

  • Ângela Cláudia Rezende do Nascimento Rebouças SENAC-RN

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v4i1.17488

Palavras-chave:

Adjetivação, Tradição discursiva, Editorial, O Mossoroense.

Resumo

Os editoriais circulam amplamente na esfera jornalística desde a criação da imprensa no Brasil e como textos essenciais para a demarcação de um posicionamento oficial da empresa, seguem uma tradição contínua de aparecimento nos diversos jornais do país. Sabemos, no entanto, que os textos que circularam na primeira fase jornalística do Brasil não são iguais aos textos mais modernos em função de fatores pragmáticos, linguístico-discursivos e estruturais. Dessa forma, partimos dos pressupostos da linguística românica coseriana, que tem como fio condutor a ideia que os textos têm uma historicidade própria (COSERIU, 1979) e da qual pode haver características contínuas e outras descontínuas, para avaliar o adjetivo como marca de Tradição Discursiva no texto. Assim, os editoriais do Jornal O Mossoroense, publicados desde 1872, serão o material em que analisamos a categoria morfológica adjetivo, e estão metodologicamente divididos em três fases que vão de 1872 ao ano de 1875, e conta com 34 exemplares de textos. O segundo período vai de 1928 a 1935 e é composto de 23 textos. O último vai do ano 1980 ao ano de 2007 e comporta 14 textos representativos dos editoriais. A pesquisa consiste numa análise qualitativa da adjetivação em editoriais das épocas destacadas. Os resultados obtidos nos permitem afirmar que há mudanças linguísticas consideráveis e propósitos comunicativos aproximados, além da adjetivação estar mais polida. Ainda podemos verificar a aproximação do editorial da primeira fase ao gênero manifesto, tão comum no final do século XIX.

Biografia do Autor

Ângela Cláudia Rezende do Nascimento Rebouças, SENAC-RN

Ângela Cláudia Rezende do Nascimento Rebouças é graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela UERN (2008). É mestre em Linguística pela UFPB (2011) e doutora em Linguística pela UFPE (2017). Atua, desde a graduação, com temas ligados à Linguística Histórica e gêneros jornalísticos. Atualmente, é professora no SENAC-RN, na cidade de Mossoró e atua como tutora a distância na UFERSA.

Referências

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2011.

BASTOS, Ana Karine P. Holanda. Anúncios de escravos: traços de mudanças e permanências de Tradições Discursivas nos jornais do Recife. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Artes e comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

BORGES NETO, José. Adjetivos: predicados extencionais e predicados intencionais. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.

CASCUDO, Luís da Câmara. Notas e documentos para a História de Mossoró. 4 ed. Mossoró: FGD, 2001.

COSERIU, Eugenio. Teoria da linguagem e linguística geral: cinco estudos. 2 ed. Trad. Agostinho Dias Carneiro; rev. Téc. Carlos Alberto Fonseca e Mário Ferreira. Rio de Janeiro, RJ: Presença, 1979.

COSTA, Alessandra Ferreira Castilho da. Tradições Discursivas em A Província de São Paulo (1875): gêneros textuais e sua constituição. In: LIMA-HERNANDES, Maria Célia; MICHELETTI, Guaraciaba; MARÇALO, Maria João; Martin, Vima Lia de Rossi;. (Org.). A Língua Portuguesa no mundo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

ESCÓSSIA, Lauro da. As dez gerações da família Cambôa. Mossoró: Coleção Mossoroense, 1978.

GOMES, Valéria Severina; IAPECHINO, Mari Noeli Kiehl. Marcas de proximidade comunicativa em editoriais em cartas de leitor dos séculos XIX e XX. Anais do VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET. Natal – RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ ALAB, 2011. V. único, p 1-18.

KABATEK, Johannes. Como investigar lãs tradiciones discursivas medievales? El ejemplo de los textos jurídicos castellanos. In: Daniel Jacob e Johannes Kabatek (Eds.) Lengua medieval y tradiciones discursivas en la Península Ibérica: Descripción gramatical - pragmática histórica – metodologia. Vervuert: Iberoamericana, 2001, pp. 97-132.

______. Tradições Discursivas e mudança lingüística. In: LOBO, T.; RIBEIRO, I.; CARNEIRO, Z.; ALMEIDA, N. (Orgs). Para a História do Português Brasileiro. Salvador, BA EDUFBA, 2006, Vol. VII, p.505-527.

______. Sintaxis histórica del español y cambio linguístico: Nuevas perspectivas desde las Tradiciones Discursivas. Vervuer: Iberoamericana, 2008.

KOCH, Peter. “Tradiciones discursivas y cambio lingüístico: El ejemplo Del tratamento viestra merced em español”. In: Johannes Kabatek (Ed.). Sintaxis histórica Del español y cambio lingüístico: Nuevas perspectivas desde las Tradiociones Discursivas. Madrid : Iberoamericana, 2008. p. 53-88.

LONGHIN, Sanderleia Roberta. Tradições Discursivas: conceito, história e aquisição. São Paulo: Cortez, 2014.

OESTERREICHER, Wulf. Autonomización Del texto y recontextualizacion. Dos problemas fundamentales de lãs ciências de texto. Mimeo, 1999.

ROSADO, Cid Augusto da Escóssia. A xilogravura de João de Escóssia como marco da imagem na imprensa do RN. II encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Salvador, 2004. P. 1-16

ROSADO, Vingt-un. Mossoró. Mossoró: Fundação Vingt-um Rosado, 2006.

SCHLIEBEN-LANGE, Brigitte. História do falar e história da linguística. Trad. Fernando Tarallo [et al.]- Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1993.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SODRÉ, N. W. História da Imprensa no Brasil. 4 ed. (atualizada) Rio de Janeiro: Mauad, 2011.

Downloads

Publicado

2018-04-30