Tradições Discursivas: conceitos e métodos para a análise diacrônica de gêneros

Autores

  • Jorge Luis Queiroz Carvalho Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Aurea Zavam Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v4i1.17489

Palavras-chave:

Linguística histórica, Tradições discursivas, Análise de gêneros.

Resumo

Este trabalho discute a gênese da noção de Tradição Discursiva (TD) como paradigma teórico e reflete sobre a polissemia do termo quando tomado como objeto de análise, visto que os estudos atuais em TD mostram que esse objeto pode ser encarado tanto como: a) formas particulares de dizer, b) gêneros, c) características constitutivas dos gêneros. Apresenta, ainda, uma proposta teórico-metodológica para análise diacrônica de gêneros a partir do modelo de Zavam (2009) e resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa -- Tradições Discursivas do Ceará que tomaram esse modelo como norte para a análise histórico-diacrônica de diferentes gêneros.

Biografia do Autor

Jorge Luis Queiroz Carvalho, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Letras/Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Assistente I da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central - Mossoró. Membro do Grupo de Pesquisa Tradições Discursivas do Ceará (Tradice/UFC) e do Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL/UERN). Desenvolve estudos na área de Linguística de Texto, interessando-se pelos seguintes temas: ensino de inglês para fins específicos, tradições discursivas, gêneros textuais, escrita acadêmica, discurso citado e responsabilidade enunciativa. 

Aurea Zavam, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística pela UFC. Professora da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras (Licenciatura Português-Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), especialista em Leitura e Escrita (1994), Mestre (1998), Doutora (2009) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-doutora em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Unidade de Prática de Ensino do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Tradice e participa do grupo de pesquisa Protexto. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, em interface com Linguística Histórica e Linguística de Texto, atuando principalmente nos seguintes temas: tradições discursivas; análise de gêneros; leitura, escrita, análise linguística e ensino; formação de professores.

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Publicado

2018-04-30