Filologia Germânica e formação de professores: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5i2.26580

Palavras-chave:

Filologia Germânica. Estudos Interdisciplinares. Medievística Germanística. Literatura Medieval. Alemão Medieval

Resumo

O presente artigo apresenta, de forma sucinta, a importância do estabelecimento e da solidificação da Filologia Germânica nos curricula universitários dos cursos de Graduação ligados à área de Língua e Literaturas de Língua Alemã como ciência inter e transdisciplinar, propiciadora de análises mais abrangentes sobre a cultura expressa em língua alemã nos textos literários da Baixa e Alta Idade Média. A partir de um sucinto quadro panorâmico acerca dos estudos acadêmicos no Brasil relacionados com a Filologia Germânica enquanto ciência da linguagem e centrando nossa atenção à produção literária em alemão no Alto e Baixo Medievos, assim como, a partir de algumas reflexões e experiências didáticas empreendidas até agora, procurar-se-á demonstrar a relevância e pertinência de uma abordagem centrada nos estudos filológicos e culturais para a viabilização de práticas interdisciplinares, em que os textos literários possam servir de testemunho e documento da época estudada.

Biografia do Autor

Álvaro Alfredo Bragança Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Língua e Literaturas de Língua Alemã da UFRJ, Doutor em Letras Clássicas e Mestre em Filologia Românica péla UFRJ, Estágio Pós-Doutorado em História Medieval pela Ruhr Universität de Bochum, Alemanha.

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Publicado

2019-12-07

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático