O léxico brasileiro em dois espaços e em dois momentos
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v5iEspecial2.26865Palavras-chave:
Português brasileiro. Atlas regionais. Léxico. Diatopia. Diacronia.Resumo
O artigo examina o léxico do português brasileiro numa dupla perspectiva, a diatópica e a diacrônica. Fundamentado na realidade de dois estados brasileiros e com base em dados do Atlas Prévio do Falares Baianos (ROSSI, 1963), do Atlas Lingüístico do Paraná (AGUILERA, 1994) e do corpus do Projeto Atlas Linguístico do Brasil, o trabalho descreve a realidade areal dos dois estados, aponta, descrevendo-as, as coincidências e divergências e assinala a possível variação no tempo.
Referências
AGUILERA, Vanderci de Andrade. Atlas lingüístico do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado do Paraná, 1994.
Atlas Linguarum Europae (ALE). Volume I – Commentaires (premier fascicule). Assen: Van Gorcum, 1983.
AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Delta, 1958.
CARDOSO, Suzana Alice Marcelino. As ‘cores’ do arco-íris no Brasil. In: AGRELA, Ana Isabel Boullón (Ed.). Novi te ex nomine. Estudos filolóxicos ofrecidos ao Prof. Dr. Dieter Kremer, A Coruña: Fundación Pedro Barrié de la Maza, 2004. p. 69-81.
COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB. Atlas Lingüístico do Brasil. Questionários 2001. Londrina: UEL, 2001.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MEJRI, Salah. Le figement lexical: descriptions linguistiques et structuration sémantique. Manouba: Publications de la Faculté des Lettres de la Manouba, 1997.
MEJRI, Salah. Possibles de langues, possibles de discours: entre (dé)figement et traduction. HUERTA, Pedro Mogorrón; MEJRI, Salah (Eds.). Figement, traduction, variation, défigement. Alicante: Alicante, 2011, p. 187-202.
ROSSI, Nelson. Atlas Prévio dos Falares Baianos. Rio de Janeiro: Ministério de Educação e Cultura: Instituto Nacional do Livro, 1963.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.