O TLPGP do léxico patrimonial galego e português como complemento de informação aos atlas linguísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5iEspecial2.27056

Palavras-chave:

Atlas linguístico. Patrimônio galego e português. Via láctea. Arco-íris. Cume. Queixo.

Resumo

O presente estudo pretende demonstrar a utilidade  do Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português (TLPGP) como vertente complementar à informação contida no Atlas Lingüístico Galego (ALGa) e no Atlas Linguístico-Etnográfico de Portugal e da Galiza (ALEPG). Para tal, far-se-á um estudo dos itens lexicais contidos nas respostas obtidas a quatro conceitos cartografados nos dois atlas (via láctea, arco-íris, cume e queixo) e às respostas existentes no TLPGP para esses mesmos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Saramago, Universidade de Lisboa

Investigador Principal no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Doutorado, com distinção e louvor, em 1988, com a tese A ilha do Corvo - Alguns aspectos linguísticos. Trabalha no grupo de Estudos de Dialectologia .

Fernando Brissos, Universidade de Zurique

É professor de Estudos Portugueses da Universidade de Zurique. Licenciou-se em linguística, em 2006, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em linguística, especialidade de linguística histórica, em 2011 com uma dissertação intitulada Linguagem do sueste da Beira no tempo e no espaço (editada pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, 2012). Fez um pós-doutoramento em metodologias inovadoras aplicadas à dialetologia – fonética acústica dialetal e dialetometria, sobretudo – na mesma instituição, onde foi posteriormente professor convidado. Os seus interesses de investigação incluem, para além da dialetologia, a história da língua portuguesa, a literatura, cultura e geopolítica do português, a crítica textual, a linguística românica e a fonética forense.

Referências

Atlas Linguarum Europae (ALE), página web: http://www.clul.ulisboa.pt/pt/23-investigacao/689-ale-atlas-linguarum-europae.

Atlas Linguístico-Etnográfico de Portugal e da Galiza (ALEPG), página web: http://www.clul.ulisboa.pt/pt/23-investigacao/681-alepg-atlas-linguistico-etnografico-de-portugal-e-da-galiza.

CINTRA, Luís F. Lindley. Áreas lexicais no território português. Boletim de Filologia. Vol. XX, Centro de Estudos Filológicos, Lisboa, 1962, p.273-307.

GARCÍA MOUTON, Pilar (coord.); FERNÁNDEZ-ORDÓÑEZ, Inés; HEAP, David; PEREA, Maria Pilar; SARAMAGO, João; SOUSA, Xulio. ALPI-CSIC [www.alpi.csic.es], edición digital de Navarro Tomás, Tomás (dir.), Atlas Lingüístico de la Península Ibérica, Madrid, CSIC, 2016.

REI, Francisco Fernández; GONZÁLEZ, Manuel González; ÁLVAREZ, Rosario. Atlas Lingüístico Galego, Universidade de Santiago de Compostela, 2013. Disponível em: http://ilg.usc.es/es/proxectos/atlas-linguistico-gallego-alga

TLPGP do Léxico Patrimonial Galego e Português (TLPGP), página web: http://ilg.usc.es/TLPGP/pt/.

Downloads

Publicado

19-11-2019