Edição semidiplomática da Caderneta de estudos e exercícios de latim-português e português-latim de Carlota Joaquina
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.39987Palavras-chave:
Ensino de Latim. Edição Semidiplomática. Carlota Joaquina. Real Colégio dos Nobres.Resumo
Este trabalho apresenta uma edição semidiplomática da Caderneta de Estudos e Exercícios de Latim-Português e Português-Latim de Carlota Joaquina, que está sob guarda do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. De autoria de Sebastião Rodrigo Costa, professor do Real Colégio dos Nobres, serviu de subsídio para o aprendizado de Língua Latina da Infanta Carlota Joaquina, infanta de Espanha que, com dez anos de idade, mudou-se para Portugal para se casar com D. João, filho de D. Maria I e D. Pedro III. Acreditamos que nossa edição contribuirá para os estudos de pesquisadores que se interessam pela transmissão da Língua Latina no século XVIII ou pela educação da nobreza da Europa nesse século.
Referências
BERWANGER, A. R.; LEAL, J. E. F. Noções de Paleografia e de Diplomática. 5a ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2015.
CAÇOILO, M. A. et al. Introdução ao modelo de gestão de uma organização portuguesa do Antigo Regime, com particular referência à sua Contabilidade: o Colégio Real dos Nobres (1766). Enfoque: Reflexão Contábil, vol. 36, núm. 2, maio-agosto, 2017, p. 39-57. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/32872. Acesso em: 7 dez 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.