Edição semidiplomática da Caderneta de estudos e exercícios de latim-português e português-latim de Carlota Joaquina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.39987

Palavras-chave:

Ensino de Latim. Edição Semidiplomática. Carlota Joaquina. Real Colégio dos Nobres.

Resumo

Este trabalho apresenta uma edição semidiplomática da Caderneta de Estudos e Exercícios de Latim-Português e Português-Latim de Carlota Joaquina, que está sob guarda do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. De autoria de Sebastião Rodrigo Costa, professor do Real Colégio dos Nobres, serviu de subsídio para o aprendizado de Língua Latina da Infanta Carlota Joaquina, infanta de Espanha que, com dez anos de idade, mudou-se para Portugal para se casar com D. João, filho de D. Maria I e D. Pedro III. Acreditamos que nossa edição contribuirá para os estudos de pesquisadores que se interessam pela transmissão da Língua Latina no século XVIII ou pela educação da nobreza da Europa nesse século.

Biografia do Autor

Marcelle Mayne Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciada em Letras: Protuguês – Latim pela UFRJ.

Referências

BERWANGER, A. R.; LEAL, J. E. F. Noções de Paleografia e de Diplomática. 5a ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2015.

CAÇOILO, M. A. et al. Introdução ao modelo de gestão de uma organização portuguesa do Antigo Regime, com particular referência à sua Contabilidade: o Colégio Real dos Nobres (1766). Enfoque: Reflexão Contábil, vol. 36, núm. 2, maio-agosto, 2017, p. 39-57. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/32872. Acesso em: 7 dez 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Edição

Seção

Fontes Primárias