Ata de outorga da aquisição da Coleção Celso Cunha, Faculdade de Letras (UFRJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7i2.39996

Palavras-chave:

Manuscrito. Ata. Congregação da Faculdade de Letras da UFRJ. Professor Celso Cunha. Biblioteca particular do professor Celso Cunha.

Resumo

A ata 195 da Congregação da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentada nesta transcrição, faz parte do conjunto documental arquivístico da Faculdade de Letras da UFRJ. Esse manuscrito registra a decisão de aquisição da Biblioteca particular do professor Celso Cunha em 14 de novembro de 1990 por recomendação dessa Congregação. Esse documento revela que a decisão não foi consensual nessa assembleia. Houve opiniões contrárias à sua compra pela Faculdade; além disso, demonstra a existência de proposta de outra instituição para compra do mesmo acervo.

Biografia do Autor

Rosângela Coutinho da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bibliotecária da Biblioteca José de Alencar da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (BJA/FL/UFRJ). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ (PPGLEN/UFRJ). Mestre em Conservação e Preservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/ FIOCRUZ). Membro do Comitê de Obras Raras e Coleções Especiais do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBI/UFRJ). Membro do Laboratório de Estudos Filológicos da UFRJ (LabEFil). Membro da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ). Responsável pela Coleção Professor Celso Cunha.

Referências

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br. Acesso em: 07 de dez. de 2020.

BERWANGER, Ana Regina, LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de Paleografia e Diplomática. 3 ed. revista e ampliada. Santa Maria: Editoraufsm, 2008.

CONTRERAS, Luis Núñez. Manual de Paleografía: fundamentos e historia de la escritura latina hasta el siglo VIII. Madrid: Cátedra, 1994.

LEAL, João Eurípedes Franklin. Normas paleográficas de transcrição de documentos: o uso no Brasil. Disponível em: www.asocarchi.d/DOCS/78.pdf. Acesso em 13 nov. 2020.

LEAL, João Eurípedes Franklin, SIQUEIRA, Marcelo Nogueira. Glossário de Paleografia e Diplomática. Rio de Janeiro: Luminário: Multifoco, 2011.

Downloads

Publicado

2021-08-28