Ata de outorga da aquisição da Coleção Celso Cunha, Faculdade de Letras (UFRJ)

Rosângela Coutinho da Silva

Resumo


A ata 195 da Congregação da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentada nesta transcrição, faz parte do conjunto documental arquivístico da Faculdade de Letras da UFRJ. Esse manuscrito registra a decisão de aquisição da Biblioteca particular do professor Celso Cunha em 14 de novembro de 1990 por recomendação dessa Congregação. Esse documento revela que a decisão não foi consensual nessa assembleia. Houve opiniões contrárias à sua compra pela Faculdade; além disso, demonstra a existência de proposta de outra instituição para compra do mesmo acervo.


Palavras-chave


Manuscrito. Ata. Congregação da Faculdade de Letras da UFRJ. Professor Celso Cunha. Biblioteca particular do professor Celso Cunha.

Texto completo:

PDF

Referências


ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br. Acesso em: 07 de dez. de 2020.

BERWANGER, Ana Regina, LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de Paleografia e Diplomática. 3 ed. revista e ampliada. Santa Maria: Editoraufsm, 2008.

CONTRERAS, Luis Núñez. Manual de Paleografía: fundamentos e historia de la escritura latina hasta el siglo VIII. Madrid: Cátedra, 1994.

LEAL, João Eurípedes Franklin. Normas paleográficas de transcrição de documentos: o uso no Brasil. Disponível em: www.asocarchi.d/DOCS/78.pdf. Acesso em 13 nov. 2020.

LEAL, João Eurípedes Franklin, SIQUEIRA, Marcelo Nogueira. Glossário de Paleografia e Diplomática. Rio de Janeiro: Luminário: Multifoco, 2011.




DOI: https://doi.org/10.24206/lh.v7i2.39996

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Rosângela Coutinho da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

LaborHistórico | ISSN 2359-6910

A Revista LaborHistórico da Universidade Federal do Rio de Janeiro está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.