Entre os Fólios do Livro do Gado (XVIII-XIX): Descrição Paleográfica dos Punhos dos Senhores do Brejo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7i3.41588

Palavras-chave:

Português Brasileiro. Livro Contábil Rural. Cultura Escrita. Séculos XVIII e XIX. Sertão da Bahia.

Resumo

Neste artigo, contempla-se a caracterização paleográfica dos punhos dos escreventes de um manuscrito de foro privado, o Livro do Gado do Brejo do Campo Seco, produzido por três gerações, de duas nacionalidades distintas, portuguesa e brasileira, do último quartel do século XVIII ao terceiro quartel do século XIX. Trata-se de um testemunho linguístico relevante para os estudos da reconstrução social e linguística do português brasileiro, em especial, para a história da penetração e difusão da escrita no interior da Bahia. Para além da caracterização gráfica, abordam-se, ainda, a edição fac-similar e semidiplomática do material, suas características extrínsecas e intrínsecas e análise das abreviaturas; a contextualização sócio-histórica do referido manuscrito e o estudo sociocultural dos escreventes. Utilizou-se, como aporte teórico para esta análise, Petrucci (2003), abarcando as questões destacadas pelo referido autor – qué?, cuándo?, donde?, como?, quién? e para qué? –, perguntas essenciais àqueles que se debruçam nos estudos de testemunhos escritos de uma determinada sociedade. Este trabalho colabora com duas das pautas de pesquisas do Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB), realizando as agendas de constituição de corpus diacrônico e o estudo sócio-histórico do documento.

Biografia do Autor

Elaine Brandão Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduada em Letras Vernáculas mesma Instituição. É integrante do Projeto de Pesquisa CE-DOHS – Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão, desde a Iniciação científica como bolsista FAPESB, faz parte também dos projetos Vozes do Sertão em dados: histórias, povos e formação do português brasileiro, e Documentos do Sobrado do Brejo Seco (Séculos XVIII, XIX e XX): um estudo linguístico-filológico.

Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2009, com estágio de doutoramento na Universidade de Lisboa (UL), financiado pela CAPES. Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2019. Na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde é Professora Titular, coordena o Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP) e o projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS/FAPESB). Membro do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR), do Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB) e da Comissão Científica Internacional do Projeto Pombalia – Pombal Global.

Referências

ACIOLI, Vera Lúcia. Costa. A escrita no Brasil Colônia: um guia para leitura de documentos manuscritos. Recife: FUNDAJ Editora Massangana; UFPE, Editora Universitária, 1994.

BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de Paleografia e de Diplomática. 4. ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012.

BRITO, Giovane Santos. Do Texto ao Documento Digital: transposição fotográfica de documentos manuscrito histórico para formação de corpora linguísticos eletrônicos. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2015.

BORGES, Rosa; SOUZA, Arivaldo Sacramento de. Filologia e Edição de Texto. In: BORGES, Rosa; SOUZA, Arivaldo Sacramento de; MATOS, Eduardo Silva Dantas et al. (Orgs.). Edição de Texto e Crítica Filológica. Salvador: Quarteto Editora, 2012.

CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à Crítica Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais (Coord.). PROJETO Vozes do Sertão em dados: história, povos e formação do português brasileiro. Disponível em: www.uefs.br/nelp. Acesso em: 20 jun 2020.

CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais; OLIVEIRA, Mariana Fagundes de (Coords.). PROJETO CE-DOHS: Corpus eletrônico de documentos históricos do sertão. Disponível em: www.uefs.br/cedohs. Acesso em: 20 jun 2020.

CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais; ALMEIDA, Norma Lúcia Fernandes de. A criação de escolas a partir de critérios demográficos na Bahia do século XIX: uma viagem ao interior. In: LOBO, Tânia; RIBEIRO, Ilza; CARNEIRO, Zenaide (Orgs.). Para a História do Português Brasileiro: novos dados, novas análises. Salvador: EDUFBA, 2006.

CASTILLO GÓMEZ, Antônio. Historia de la cultura escrita: ideas para el debate. Revista brasileira de história da educação, n. 5, p. 93-124, 2003.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX. 3. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

FOISIL, Madeleine. A escritura do foro privado. In: ARIÈS, Philippe; CHARTIER, Roger. (Org.). História da vida privada: Da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, v. 3. p. 331-369, 2009.

HIGOUNET, Charles. História concisa da Escrita. 10. ed. São Paulo: Parábola, 2003.

LOBO, Tânia Conceição Freire. Arquivos, acervos e a reconstrução histórica do português brasileiro. In: OLIVEIRA, Klebson; CUNHA E SOUZA, Hirão Fernandes; SOLEDADE, Juliana (Orgs.). Do português arcaico ao português brasileiro: outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2009.

LOSE, Alícia Duhá et al. Edição diplomática do Dietario das vidas e mortes dos Monges, q’ faleceráo neste Mosteiro de S. Sebastião da Bahia da Ordem do Príncipe dos Patriarchas S. Bento. Salvador: Mosteiro de São Bento; Edufba, 2009.

MATTOS E SILVA, Rosa Virginia. Ouvir o inaudível. In: MATTOS E SILVA, Rosa Virginia. Caminhos da Linguística Histórica: ouvir o inaudível. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 7-26.

NEVES, Erivaldo Fagundes. Uma comunidade sertaneja: da sesmaria ao minifúndio um estudo de história regional e local. 2. ed. ver. e ampl. Salvador: EDUFBA; Feira de Santana: Editora UEFS, 2008. p. 63-65.

NEVES, Erivaldo Fagundes. Posseiros, Rendeiros e Proprietários: Estrutura Fundiária e Dinâmica Agro-Mercantil no Alto Sertão da Bahia (1750-1850). Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

PETRUCCI, Armando. La ciencia de la escritura. Primera lección de paleografía. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2003.

SANTOS, Elaine Brandão. O Livro do Gado do Brejo do Campo Seco (Bahia): Edição Semidiplomática e Descrição de Índices grafo-fonéticos. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.

SANTOS, Jorge Viana; BRITO, Giovane Santos. Fotografia técnica de documentos para a formação de corpora digitais eletrônicos: o método desenvolvido no Lapelinc. Letras & Letras, v. 30, n. 2, p. 421-30, 2014.

SANTOS FILHO, Lycurgo. Uma comunidade rural do Brasil antigo: aspectos da vida patriarcal no Sertão da Bahia, nos séculos XVIII e XIX. Salvador: UEFS; Fundação Pedro Calmon, 2012.

SOUZA, Luiza Campos. Conflito de Família e Banditismo Rural na Primeira Metade do Século XIX: Canguçús e “Peitos Largos” contra Castros e Mouras nos Sertões da Bahia. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

SPINA, Segismundo. Introdução à edótica: crítica textual. 2. ed. São Paulo: Ars Poética; Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático