A análise crítico-paleográfica em escritos de Caio Prado Jr

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7i3.42362

Palavras-chave:

Filologia. Paleografia. Manuscrito. Caio Prado Júnior. Diário Político.

Resumo

A paleografia é uma ciência essencial para a transcrição e análise de testemunhos manuscritos, seja com o objetivo de desvendar a leitura e traçar um padrão histórico de escrita ou embasada por uma perspectiva crítico-analítica. Junto a ela, temos as ciências afins da filologia, como a crítica textual e a diplomática, que, quando empregadas em conjunto, permitem uma aproximação maior ao texto, ao seu autor, e ao seu contexto de produção. Neste artigo, é apresentada uma proposta de aplicação de conhecimentos paleográficos à escrita de Caio Prado Júnior – usando como corpus o primeiro Diário Político produzido por ele, localizado no Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), na Universidade de São Paulo, escrito entre novembro de 1935 e outubro de 1936. Trata-se de uma pesquisa em andamento que procura identificar e sistematizar particularidades da escrita de Caio Prado Jr em seus diários políticos e verificar como oferecem informações sobre o processo de escrita do autor e a história do manuscrito, para, eventualmente, ser possível traçar paralelos desse material com os escritos revistos e publicados pelo autor.

Biografia do Autor

Maria Eugênia Duque Caetano, Universidade de São Paulo

Pesquisa na área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Referências

IUMATTI, Paulo Teixeira. Diários Políticos de Caio Prado Júnior: 1945. São Paulo: Brasiliense, 1998.

LARA, Silvia Hunold. Os documentos textuais e as fontes do conhecimento histórico. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.17-39, dez. 2018.

MEGALE, Heitor; TOLEDO NETO, Sílvio de Almeida; FACHIN, Phablo Roberto Marchis; MONTE, Vanessa Martins do. Crítica Textual: análise grafemática e pesquisa lingüística. Veredas - Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, v. 1, p. 127-146, 2007.

NUÑES CONTRERAS, Luis. Manual de Paleografía. Fundamentos e historia de la escritura latina hasta el siglo VIII. Madrid: Ediciones Catedral, 1994. p. 15-55

PRADO JÚNIOR, Caio. Diário Político, vol. 1, 160 páginas. São Paulo, SP: 1935-1936. Localização: CAIXA 029 [CPJ001], Participação política, Diários Políticos.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático