Notícias sobre um estudo cognitivo sócio-histórico da polissemia de “vacina”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7iespec.42818

Palavras-chave:

Polissemia. Vacina. Semântica Cognitiva Sócio-Histórica. Metáfora. Metonímia.

Resumo

Apresentam-se resultados preliminares de um estudo que objetiva verificar como é constituída a rede semasiológica do item léxico vacina e entender como se dá a construção dos sentidos dessa rede no devir do tempo. Como norte teórico, utilizam-se pressupostos da Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, e, em particular, da Teoria da Metáfora e da Metonímia Conceptuais, estabelecendo diálogos com autores, como Lakoff e Johnson (1980), Silva (2006), Santos (2011) e Fernández Jaén (2012). Para traçar o percurso metodológico, adota-se a abordagem qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo, exploratório e documental, sendo o corpus constituído por textos escritos na variedade brasileira do português, entre os séculos XIX, XX e XXI, disponíveis em corpora digitais da Linguateca. Os resultados do estudo mostram que, no lastro temporal, registram-se mudanças e variações na semasiologia de vacina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

A. Ariadne Domingues Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Realizou estágio pós-doutoral em Linguística (UNEB-PNPD-CAPES). Professora associada do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, atuando na sua Graduação em Letras e no seu Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura. Dedica-se aos seguintes temas de pesquisa: sistemas adaptativos complexos; história do sistema conceptual; categorização, conceptualização, metáforas, metonímias, multimodalidade e memes.

Elisângela Santana dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia, tendo realizado estudos na Universidade Católica Portuguesa (PDEE-CAPES). Possui Mestrado em Letras e Linguística, Especialização em Língua e Literatura Vernáculas e Graduação em Letras, também pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é Professora Titular do curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia – Campus II e atua como Professora Permanente e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia – Campus I. Desenvolve pesquisas sobre história da língua portuguesa, semântica cognitiva, polissemia, livros didáticos e multimodalidade.

Neila Maria Oliveira Santana, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Língua e Cultura e Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Campus XIV. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Cognitiva e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: categorização, conceptualização, metáfora, metonímia, variação e mudança linguística.

Referências

ALMEIDA, A. Ariadne Domingues. A semântica sócio-histórico-cognitiva: antecedentes, estado da arte e propostas para o futuro. In: SANTANA, N.; ALMEIDA, A. A. D. Semântica Cognitiva-Sócio-Histórica: estudos sobre o significado. Salvador: EDUNEB, 2020. p. 23-62.

ALMEIDA, A. Ariadne Domingues; SANTANA, Neila Maria Oliveira. A semântica cognitiva sócio-histórico-cultural: questões epistemológicas. In: LOPES, Norma; SANTOS, Elisângela; CARVALHO, Cristina. Língua e sociedade: diferentes perspectivas, fim comum. São Paulo: Blucher, 2019, p. 113-132.

ALMEIDA, A. Ariadne Domingues. Emergência do léxico, emoção e construção de sentidos: um estudo sobre xerecuda. In: SANTOS, Elisângela Santana dos; ALMEIDA, A. Ariadne Domingues; SIMÕES NETO, Natival Almeida. Olhares sobre o léxico: perspectivas e estudos. Salvador: Eduneb, 2018. p. 27-48.

ALMEIDA, A. Ariadne Domingues; SANTOS, Elisângela Santana dos. O estudo do significado léxico em Semântica Sócio-histórico-cognitiva. Macabea: Revista Eletrônica do Netlli, v. 8, n. 2, p. 136- 159, 2019. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/1932. Acesso em: 22 fev. 2021.

AULETE, Caldas. Aulete digital: dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: LEXIKON Editora Digital, 2021 [1980]. Disponível em: https://aulete.com.br/vacina. Acesso em: 05 jan. 2021.

AULETE, Caldas. Aulete digital: dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: LEXIKON Editora Digital, 2021. Disponível em: https://aulete.com.br/vacina. Acesso em: 05 jan. 2021.

BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesus, 1712 - 1728. Disponível em: http://dicionarios.bbm.usp.br/pt-br/dicionario/edicao/1. Acesso em: 05 jan. 2021.

BRÉAL, Michel. Ensaio de semântica: ciência das significações. Tradução de Aída Ferras et al. São Paulo: EDUC & Pontes, 1992.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico nova fronteira da língua portuguesa. 2 ed. rev. acresc. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FERNÁNDEZ JAÉN, Jorge. Semántica cognitiva diacrónica de los verbos de percepción física del Español. Tese (Doutorado) – Departamento de Filología Española, Lingüística General y Teoría de la Literatura, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Alicante, 2012. Disponível em: https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/26481/1/Tesis_Jorge_Fernandez_Jaen.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019.

FERNÁNDEZ JAÉN, Jorge. Aspectos cognitivos y construccionales de la evolución semántica del verbo tocar. Anuari de filologia. estudis de lingüística, v. 4, p. 93-118, 2014. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/AFEL/article/view/AFEL2014.1.6/13923. Acesso em: 21 dez. 2021.

HOUAISS, Antônio. Grande dicionário Houais. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v5-4/html/index.php#1. Acesso em: 16 fev. 2021.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago Press, 1980.

LAKOFF, George. Women, fire, and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

LINGUATECA. Projeto AC/DC. Disponível em: https://www.linguateca.pt/. Acesso em: 10 jan. 2021.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Tradição gramatical e gramática tradicional. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1996.

MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2021. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/vacina/. Acesso em 22 fev. 2021.

MORAES, Antonio. Diccionario da lingua portugueza - recompilado dos vocabularios impressos ate agora, e nesta segunda edição novamente emendado e muito acrescentado, por Antônio de Moraes Silva. Lisboa: Typographia Lacerdina, 1789 [1813]. Disponível em: http://dicionarios.bbm.usp.br/pt-br/dicionario/edicao/2. Acesso em: 16 fev. 2021.

PINTO, Luiz Maria da Silva. Diccionario da lingua brasileira por Luiz Maria da Silva Pinto, natural da Provincia de Goyaz. Na Typographia de Silva, 1832. Disponível em: http://dicionarios.bbm.usp.br/pt-br/dicionario/edicao/3. Acesso em: 23 fev.. 2021.

SANTOS, Elisângela Santana dos. A polissemia do verbo “tomar” ao longo da história da Língua Portuguesa: um estudo à luz da linguística cognitiva. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

SANTOS, Elisângela Santana dos. Conceptualizações de leitura: aportes da Linguística Cognitiva para compreensão do significado. In: ALMEIDA, A. Ariadne Domingues; SANTOS, Elisângela Santana dos. Linguística Cognitiva: redes de conhecimento d’aquem e d’além-mar. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 183-208.

SILVA, Augusto Soares da. O mundo dos sentidos em português: polissemia, semântica e cognição. Coimbra: Almedina, 2006.

SILVA, Augusto Soares da. Polissemia e contexto: o problema duro da diferenciação de sentidos. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, Lisboa, n. 5, 2010, p. 353-367. Disponível em: https://clunl.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/sites/12/2018/02/5z1-augusto-silva.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021.

SILVA, Augusto Soares da; BATORÉO, Hanna Jakubowicz. Gramática Cognitiva: estruturação conceptual, arquitectura e aplicações. In: BRITO, Maria Brito (org.). Gramática: história, teorias, aplicações. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2010. p. 229-251.

TEIXEIRA, José. O equilíbrio caótico do significado linguístico. Diacrítica: Série Ciências da Linguagem, v. 1, n. 18, Universidade do Minho, Braga, p. 189-207, 2004. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4335/1/caosSignific.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021.

ULLMANN, Stephen. Semântica: uma introdução à ciência do significado. Tradução de J. A. Osório Mateus. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.

VACINA. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina_contra_a_var%C3%ADola. Acesso em: 19 de fev. de 2021.

Downloads

Publicado

20-09-2021