Difusão do legado musical brasileiro: a disponibilidade de partituras pela Web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.46739

Palavras-chave:

Patrimônio musical brasileiro. Partituras em formato digital. Disponibilidade via Web. Princípios FAIR. Dados Abertos Conectados.

Resumo

Apesar de ser um de nossos maiores legados culturais, o patrimônio musical brasileiro é, em grande parte, desconhecido, devido ao difícil acesso às partituras musicais. Poucos autores tiveram a sua produção editada, a maioria das edições está hoje esgotada. Especialistas estimam que 80% das obras ainda esteja em formato manuscrito, em arquivos espalhados por todo o país, que só podem ser consultados presencialmente. Nas últimas décadas, a impressão musical entrou em declínio, enquanto a distribuição de partituras digitais via Web se afirma como tendência mundial. Este artigo trata dos desafios implicados na realização de portais de partituras musicais. São discutidos padrões e boas práticas para a disponibilidade de partituras via Web, de forma a que sejam facilmente localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis.

Biografia do Autor

Rosana Saldanha da Gama Lanzelotte, Instituto Musica Brasilis

Musicista e Doutora em Informática, idealizou em 2009 o portal Musica Brasilis, que visa o resgate e a difusão dos repertórios brasileiros de todos os tempos. Com mais de 60.000 acessos mensais e 1800 partituras de 350 compositores brasileiros, o portal se tornou uma referência. Foi curadora de 6 edições de exposições interativas Musica Brasilis, com temáticas diversas, em espaços do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Atuou como professora pesquisadora na PUC-Rio (1986 a 1997) e UniRio (1997 a 2009), onde liderou pesquisas na área de MIR - Music Information Retrieval. É a autora do livro “Música Secreta”, sobre a trajetória do compositor Sigismund Neukomm no Brasil (Arteensaio, 2009). Por suas realizações, recebeu os prêmios Golfinho de Ouro (2002) e a comenda Chevalier des Arts et des Lettres (2006).

Nivia Gasparini Zumpano, Portal Musica Brasilis

Bacharel em Física pela UNESP (1989) e em Música (Cravo) pela UNICAMP (1999). Doutora em Música na área de Fundamentos Teóricos pela UNICAMP (2013), atuou como cravista da Orquestra Barroca Armonico Tributo e como professora no Conservatório Carlos Gomes de Campinas. No curso de Licenciatura em Música da Faculdade Nazarena do Brasil, foi responsável pelas disciplinas de História da Música, História da Música Brasileira e Introdução à Musicologia (2012-2014). Desde 2015 é coordenadora de conteúdos do portal Musica Brasilis, colaborando na captação de partituras junto a  instituições do país e na revisão de textos e outros conteúdos disponibilizados no portal. Responsável pela supervisão dos voluntários da United Nations Volunteering – UNV na tradução dos conteúdos do portal para a língua inglesa.

Referências

ALLISON-CASSIN, S.; SCOTT, D. 2018. Wikidata: a platform for your library’s linked open data. Disponível em: https://journal.code4lib.org/articles/13424. Acesso em: 20 jul. 2022.

BERNERS-LEE, T. 2015. 5-star Open Data. Disponível em: https://5stardata.info. Acesso em: 20 jul. 2022.

CHEN, P. P.S. 1976. The entity-relationship model - toward a unified view of data. ACM Transactions on Database Systems. Disponível em: http://doi.org/10.1145/320434.320440. Acesso em: 20 jul. 2022.

CONARQ. 2010. Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes. Disponível em http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Recomendacoes_digitalizacao_completa.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

EBDON, R.; GOULD, S. 1999. IFLA/UNESCO Survey on Digitisation and Preservation. Ed: UNESCO. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/pac/ipi/ipi2%20vers2.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

GO-FAIR. 2022. GO-FAIR Initiative. Disponível em: https://www.go-fair.org. Acesso em: 20 jul. 2022.

IBICT / MCT. 2022. Rede Cariniana e Instituto Musica Brasilis firmam parceria. Disponível em: https://cariniana.ibict.br/index.php/noticias/522-rede-cariniana-e-instituto-musica-brasilis-firmam-parceria. Acesso em: 20 jul. 2022.

IFLA. 2014. Guidelines for Planning the Digitization of Rare Book and Manuscript Collections. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/rare-books-and-manuscripts/rbms-guidelines/guidelines-for-planning-digitization.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

IFLA/LRM. 2017. IFLA Library Reference Model. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/cataloguing/frbr-lrm/ifla-lrm-august-2017_rev201712.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

IMSLP. 2022. International Music Score Library Project. Disponível em: https://imslp.org. Acesso em: 20 jul. 2022.

KOSTER, L.; WINDHOWER, S.W. 2018. FAIR Principles for Library, Archive, and Museum Collections: A proposal for standards for reusable collections. Disponível em: https://journal.code4lib.org/articles/13427. Acesso em: 20 jul. 2022.

LANZELOTTE, R. S. G.; ZUMPANO, N. G. 2021. Wikidata como Concentrador de Metadados: uma parceria para a divulgação de repertórios musicais brasileiros. In: 7º Seminário de Informação em Arte (REDARTE). Rio de Janeiro. Disponível em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-7138d928bb6cfe0682665e6531d5f8530f0ad54a-arquivo.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

MUSICA BRASILIS. 2022. Portal Musica Brasilis. Disponível em: https://musicabrasilis.org.br. Acesso em: 20 jul. 2022.

ODS. 2022. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 20 jul. 2022.

RISM. 2022. Répertoire International des Sources Musicales. Disponível em: http://www.rism.info. Acesso em: 20 jul. 2022.

SESC PARTITURAS. 2022. Disponível em https://sescpartituras.sesc.com.br/. Acesso em: 20 jul. 2022.

UNESCO. 2003. Charter on the Preservation of the Digital Heritage. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000133171.page=80. Acesso em: 20 jul. 2022.

UNESCO. 2015. Recommendation concerning the preservation of, and access to, documentary heritage including in digital form - Implementation guidelines. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/2015_mow_recommendation_implementation_guidelines_en.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

UNESCO. 2016. Recommendation concerning the preservation of, and access to, documentary heritage including in digital form. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244675.locale=en. Acesso em: 20 jul. 2022.

UNESCO/PERSIST. 2016. The UNESCO/PERSIST Guidelines for the selection of digital heritage for long-term preservation. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244280.locale=en. Acesso em: 20 jul. 2022.

UNESCO. 2017. Memory of the World – Antonio Carlos Gomes. Disponível em: http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/memory-of-the-world/register/full-list-of-registered-heritage/registered-heritage-page-1/antonio-carlos-gomes. Acesso em: 20 jul. 2022.

UNESCO. 2021. MoW - Memory of the World. Disponível em: https://en.unesco.org/programme/mow/register. Acesso em: 20 jul. 2022.

VIAF. 2022. The Virtual International Authority File. Disponível em: https://viaf.org. Acesso em: 20 jul. 2022.

W3C. 2015. Linked Data. Disponível em: https://www.w3.org/standards/semanticweb/data. Acesso em: 20 jul. 2022.

WDL. 2009. World Digital Library. Disponível em: https://wdl.org. Acesso em: 20 jul. 2022.

WIKIDATA. 2022. Wikidata. Disponível em: https://wikidata.org. Acesso em 20 jul. 2022.

WMB. 2022. Wiki Movement Brazil User Group. Disponível em: https://meta.wikimedia.org/wiki/Wiki_Movement_Brazil_User_Group. Acesso em: 20 jul. 2022.

WIKIMEDIA COMMONS. 2022. Wikimedia Commmons - Musica Brasilis. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Musica_Brasilis. Acesso em 20 jul. 2022.

ZUK, J; BENJAMIN, C; KENYON, A; GAAB, N. 2014. Behavioral and neural correlates of executive functioning in musicians and non-musicians. PLoS ONE. Disponível em: 10.1371/journal.pone.0099868. Acesso em: 20 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático