O fundo documental do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro e a pesquisa sobre as relações sociais de produção musical no Brasil: dualidade no trato com fontes primárias para a pesquisa musicológica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.47464

Palavras-chave:

Acervos Musicais. Documentos musicais. Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro. Trabalho. Músicos.

Resumo

O presente texto trata do projeto que vem sendo desenvolvido junto ao fundo documental do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro. Além de apresentar os processos iniciais de organização e salvaguarda deste material, são problematizadas questões pertinentes à dualidade no enfrentamento de problemas de ordem histórica e arquivística no trato com o acervo. Destaca-se a importância deste tipo de documento para os estudos sobre o trabalho no campo da música e que, apesar de não se tratar propriamente de um conjunto de documentos musicais, constitui-se como importante fonte primária para a pesquisa musicológica brasileira, em particular aquela que busca discutir as relações sociais de produção musical no Brasil.

Biografia do Autor

Luciana Requião, Universidade Federal Fluminense

É musicista, professora e pesquisadora. Atua como docente na Universidade Federal Fluminense (UFF) e junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO e ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF. Coordena o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação e está como diretora do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro na gestão 2019-2022. Como pesquisadora vem desenvolvendo desde o ano 2000 estudos sobre a condição laboral de musicistas atuantes na cidade do Rio de Janeiro. É autora dos livros “O Músico-Professor” (2002), “Eis aí a Lapa...: processos e relações de trabalho do músico nas casas de shows da Lapa” (2010) e “Trabalho, Música e Gênero: depoimentos de mulheres musicistas acerca de sua vida laboral, um retrato do trabalho no Rio de Janeiro dos anos 1980 ao início do século XXI.” (2019).

Referências

BAZ, Raúl Vicente. Los archivos musicales: estado de la cuestión. In: GONZÁLEZ, Pedro José Gómez; OLIVERA, Luis Hernández; GARCÍA, Josefa Montero; BAZ, Raúl Vicente (orgs.). El archivo de los sonidos: la gestión de fondos musicales. Colección Estudios Profesionales 02 . Salamanca, España: Asociación de Archiveros de Castilla y León (ACAL), 2008, p.21-56.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019.

BORGES, Renato Pereira Torres. Repertório musicológico: conceituação e aplicações contemporâneas na pesquisa em música no Brasil. Tese (Doutorado em Música). Centro de Letras e Atyes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

BRASIL. LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis n º 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julh/o de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm. Acesso em: 09 out. 2021.

CASTAGNA, Paulo. Entre arquivos e coleções: desafios do estudo de conjuntos documentais musicográficos a partir de suas características intrínsecas. Interfaces, nº 29, vol. 2, julho-dezembro, p.22-41, 2019.

CASTAGNA, Paulo. Descoberta e restauração: problemas atuais na relação entre pesquisadores e arquivos musicais no Brasil. In: I Simpósio Latinoamericano de Musicologia, Curitiba, 10-12 jan.1997. Anais. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1998. p.97-109.

COSTA, Rodrigo Heringer. A música como arte de viver em Salvador. Tese (Doutorado em Música). Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

COTTA, André Guerra. Fundamentos para uma arquivologia musical. In: COTTA, André Guerra; BLANCO, Pablo Sotuyo (orgs.). Arquivologia e patrimônio musical. Salvador: Edufba, 2006, p.15-37.

ERTHAL, Júlio César Silva. Trabalho com Música: um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina. Tese (Doutorado em Música). Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

GOMES, Amanda Pamela Santos. Entre dualidades e dualismos: a múltipla atuação de músicos e musicólogos em Acervos Musicais Brasileiros. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

MILITO, Flora Kury. Tem boi na linha: as práticas musicais no metrô do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Música). Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

MORELLI, Rita de Cassia Lahoz. Indústria fonográfica: relações sociais de produção e concepções acerca da natureza do trabalho artístico. (Um estudo antropológico: a indústria do disco no Brasil e a imagem pública de dois compositores-intérpretes de MPB _na década de 70.). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 1988.

REQUIÃO, Luciana. Mundo do trabalho e música no capitalismo tardio: entre o reinventar-se e o sair da caixa. Opus, v. 26 n. 2, p. 1-25, maio/ago. 2020a.

REQUIÃO, Luciana. Fundo documental do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro: Um estudo exploratório a partir de documentos trabalhistas. In: XXX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais... Campina Grande, 2020b.

REQUIÃO, Luciana. Eis aí a Lapa...: processos e relações de trabalho de músicos nas casas de shows da Lapa. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2008.

SALGADO, José Alberto. Construindo a profissão musical: uma etnografia entre estudantes universitários de Música. Tese (Doutorado em Música). Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático