As Aberturas, Elogios Dramáticos e Peças de Circunstância do Pe. José Maurício Nunes Garcia: Abordagem Crítica de suas Fontes – Libretos e Manuscritos Musicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.47515

Palavras-chave:

Musicologia. José Maurício Nunes Garcia. Obra profana. Crítica. Patrimônio Poético-musical.

Resumo

Desde o advento dos estudos críticos e demais trabalhos testamentários relacionados a produção mauriciana – grande parte deles produzidos pela pesquisadora Cleofe Person de Mattos (1913-2002) –, muito se tem discutido sobre o universo mais proeminente de sua lavra: as obras de cariz religioso. Entretanto, sua comparativamente diminuta produção na esfera profana nos induz a interessantes questões nas esferas circunstancial, estética e literária. Este pequeno trabalho procura estabelecer ponderações sobre esta parcela de sua obra, redimensionando os contextos a partir dos quais foi produzida; seus notáveis parceiros poéticos; suas ilações quanto a possíveis obras agregadas e sua problemática instrumental relacionada a intrincada questão das fontes, muitas delas munidas de indicações lacônicas e disponíveis em grande descontinuidade temporal.

Biografia do Autor

Sérgio Dias, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação em Curso Superior de Língua e Literatura Francesas pela Associação de Cultura Franco Brasileira (1983), Especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1985), Especialização e Mestrado em Musicologia – Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (1992) e Doutorado em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa (2010).

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Publicado

2022-09-20

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático