Schola Cantorum “Santa Caecilia”: atribuição de repertório e proposta de cronologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.47614

Palavras-chave:

Schola Cantorum “Santa Caecilia”. Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora. Colégio Sagrado Coração de Jesus. Música Sacra Brasileira. Acervo musical.

Resumo

Neste texto apresento uma proposta de atribuição de parte do conteúdo de dois acervos musicais de Santa Catarina, recentemente identificados, à Schola Cantorum “Santa Caecilia”, um dos mais antigos coros em atividade contínua no Brasil (1913- ). Os acervos em questão se relacionam ao contexto missionário franciscano na região interiorana do sul do país, a partir de 1890, mais especificamente na cidade de Canoinhas, no planalto norte de Santa Catarina. A abordagem é centrada no estudo do repertório sacro do acervo privado de Irmã Maria Carolina Gross e do acervo do Colégio Sagrado Coração de Jesus, alocado no Arquivo Histórico da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer. São apresentados e discutidos os procedimentos de análise material, que resultam em uma proposição de cronologia da Schola Cantorum, focalizada em momentos de interesses musicais particulares. A partir do texto, ainda, pretende-se destacar a necessidade de expansão dos esforços de investigações histórico-musicais em torno de temas não-canônicos.

Biografia do Autor

Matheus Theodorovitz Prust, Universidade Estadual do Paraná

Professor da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR/Campus II - FAP. É violinista e camerista. Professor da Universidade Estadudal do Paraná. Doutorando Música - Musicologia Histórica (UFPR), mestre em Musicologia Histórica (UFPR), graduado em Música (EMBAP). Realizou estudos de violino barroco na cidade do Porto, Portugal (ESMAE), sob orientação dos violinistas Amandine Beyer e Benjamin Chernier. Especializou-se na interpretação do repertório do classicismo e início do romantismo com Rebecca Huber, professora do Conservatório Real de Haia. Em 2019 fundou a Série de Concertos Ingrid Müller Seraphim. Atua ativamente da vida cultural no sul do Brasil, apresentando recitais solo e dirigindo concertos de câmara e orquestrais. É violinista e pesquisador do LAMUSA – Laboratório de Música Antiga da UFPR, realizando pesquisa em música barroca francesa dos séculos XVII e XVIII.

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Publicado

2022-09-20

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático