Documentos Musicográficos de Francisco Fonseca (1884-1970): a trajetória de um músico compositor através dos acervos de Formiga/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.47617

Palavras-chave:

Musicologia histórica. Música mineira. Música Formiguense. História da Música Brasileira. Arquivologia Musical.

Resumo

O presente texto é uma ampliação da comunicação “Francisco Fonseca (1884-1970): valsas de um compositor formiguense” (EUFRÁSIO; FREITAS, 2021), apresentada no âmbito do 7º Nas Nuvens... Congresso de Música. Seu conteúdo integra uma pesquisa documental realizada em acervos que vêm sendo identificados nos últimos anos na cidade de Formiga, região centro-oeste de Minas Gerais, e, sobretudo, no arquivo pessoal do próprio compositor, atualmente em posse de sua família. Músico e autor de centenas de obras, Francisco teve ampla atuação no cenário cultural local ao longo do século XX e surge no contexto dos acervos formiguenses como um personagem central para compreensão de parte das práticas musicais que ocorreram na história do município.

Biografia do Autor

Vinícius Eufrásio, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, tendo concluído o Mestrado (2017) nesta instituição com apoio integral através da bolsa de fomento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Ensino de Nível Superior). Possui Especialização em Música Brasileira e Educação Musical (2013) pela UNINCOR – Universidade Vale do Rio Verde; e Especialização em Educação Musical com Ênfase em Música Popular (2015) pela UNIS – Centro Universitário do Sul de Minas Gerais. Concluiu Licenciatura em Música com Habilitação em Canto (2012) também pela UNINCOR. É representante estadual (Minas Gerais) da sessão nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil). Em relação à produção acadêmico/científica, está vinculado ao NEMUB – Núcleo de Estudos em Música Brasileira, ao CEAMM – Centro de Estudos dos Acervos Musicais Mineiros e ao PATRIMUS – Grupo de Pesquisa Patrimônio Musical no Brasil. Atualmente atua como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e como Tutor de Ensino à Distância no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília.

Referências

AZEVEDO. Música de Museu: repensando um acervo. Belo Horizonte/MG: EdUEMG, 2021.

CORRÊA, L. Achegas à História do Oeste de Minas (Formiga e municípios vizinhos). 2a ed. Formiga/MG: Consórcio Mineiro de Comunicação, 1993.

EUFRÁSIO, V.; FREITAS, L. Francisco Fonseca (1884-1970): valsas de um compositor formiguense. Anais do 7o Nas Nuvens... Congresso de Música. Anais...Belo Horizonte/MG: Editora da Escola de Música da UFMG, 2021

EUFRÁSIO, V.; ROCHA, E. O Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca: desafios e impactos do seu arquivo musical na construção da história da música formiguense. I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. Anais...Sâo João Del Rei: Universidade Federal de São João del Rei, 2017

FONSECA, M. G. Museu “Nhonhô” Fonseca: a história fazendo história. Revista A Par, p. 14–15, 2005.

FONSECA, M. G. 150 anos de história: sesquicentenário de Fomriga. Revista A Par, p. 331, 2008.

FONSECA, M. G. Verso em Canção: Secretaria Municipal de Cultura promove Semana da Música com homenagem especial a Nhonhô Fonseca. Revista A Par, 6 dez. 2013.

FORMIGA, P. M. DE. O Museu Histórico Municipal. Disponível em: http://www.formiga.mg.gov.br/?pg=14&id_busca=11. Acesso em: 18 set. 2017a.

FORMIGA, P. M. DE. Hino Oficial à Cidade de Formiga. Disponível em: http://www.formiga.mg.gov.br/?pg=14&id_busca=37. Acesso em: 18 set. 2017b.

JORNAL A CIDADE. Museu Histórico: há 30 anos guarda nossa história. 12 maio 2012.

MONTOLI, M. Entrevista cedida por Marconi Montoli em 03 de junho de 2018 a Vinícius Eufrásio para realização da pesquisa "Música na Princesa D'Oeste: uma cartografia das práticas, formações e espaços educativo em Formiga". Belo Horizonte, 2018.

PINTO, F. Formiga: a cidade cigarra. Revista Manchete, p. 92–95, 8 dez. 1962.

UEMG. Escola de Música: Núcleo de Acervos recebe nova coleção. Disponível em: https://www.uemg.br/noticias-1/4453-escola-de-musica-nucleo-de-acervos-recebe-nova-colecao. Acesso em: 27 maio. 2021.

ZORKOT, G. M. Entrevista cedida por Gibran Zorkot em 03 de junho de 2021 a Vinícius Eufráio para realização da pesquisa "Música na Princesa D'Oeste: uma cartografia das práticas, formações e espaços educativo em Formiga". Formiga/MG, 3 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático