O arquivo musical da Orquestra Lira Sanjoanense no tempo da Companhia de Muzica
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.47629Palavras-chave:
Arquivos musicais. Orquestra Lira Sanjosnense. Princípio da organicidade. São João del-Rei. Século XIX.Resumo
O arquivo de documentos musicais da Orquestra Lira Sanjoanense é constituído de grande quantidade de fontes que transmitem obras musicais para as mais diversas demandas de ritos na sociedade local, sejam religiosos ou de entretenimento. Ter em foco obras acumuladas no exercício das funções propostas pelo grupo musical denominado de Companhia de Múzica é oportunidade para uma imerssão na dinâmica social de São João del-Rei na primeira metade do século XIX, vislumbrada pela ótica da prática musical. Esta ação permite verificar a organicidade dos documentos produzidos por aqueles músicos com os propósitos da instituição musical por eles delineada.
Referências
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. Ed – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
EQUIPE de Liturgia da Catedral do Pilar. Piedosas e solenes tradições de nossa terra. Novenas, Tríduo, Setenário, Quinqüena e Meses. II volume. Edição da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar – São João del-Rei – MG, 1997.
SOUZA, Pedro de. Estatutos da Sociedade Filarmônica Paulina. Texto datilografado contendo a transcrição diplomática dos Estatutos da Sociedade Filarmônica Paulina, atual Orquestra Lira Sanjoanense. Não publicado. 1946.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.