O arquivo musical da Orquestra Lira Sanjoanense no tempo da Companhia de Muzica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.47629

Palavras-chave:

Arquivos musicais. Orquestra Lira Sanjosnense. Princípio da organicidade. São João del-Rei. Século XIX.

Resumo

O arquivo de documentos musicais da Orquestra Lira Sanjoanense é constituído de grande quantidade de fontes que transmitem obras musicais para as mais diversas demandas de ritos na sociedade local, sejam religiosos ou de entretenimento. Ter em foco obras acumuladas no exercício das funções propostas pelo grupo musical denominado de Companhia de Múzica é oportunidade para uma imerssão na dinâmica social de São João del-Rei na primeira metade do século XIX, vislumbrada pela ótica da prática musical. Esta ação permite verificar a organicidade dos documentos produzidos por aqueles músicos com os propósitos da instituição musical por eles delineada.

Biografia do Autor

Modesto Flávio Chagas Fonseca, Universidade Federal de São João del-Rei

É Professor Adjunto do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei desde 2010, onde leciona, entre outras, as disciplinas Prática de Orquestra e Canto Coral. Foi Regente Adjunto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo de 1993 a 2010, Regente Titular da Orquestra de Câmara de Viçosa – MG entre 1994 e 2011 e é o atual Diretor-Regente da Orquestra Lira Sanjoanense. Mestre e Doutor em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, desenvolve pesquisas voltadas para o tratamento de arquivos de documentação musical, além de coordenar ações de extensão direcionadas às corporações musicais tradicionais em São João del-Rei e região. Realiza a coordenação geral do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes em São João del-Rei. Coordenou a publicação de dois volumes de edições de obras musicais dos arquivos musicográficos de Viçosa, assinando a autoria de parte delas.

Referências

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. Ed – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

EQUIPE de Liturgia da Catedral do Pilar. Piedosas e solenes tradições de nossa terra. Novenas, Tríduo, Setenário, Quinqüena e Meses. II volume. Edição da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar – São João del-Rei – MG, 1997.

SOUZA, Pedro de. Estatutos da Sociedade Filarmônica Paulina. Texto datilografado contendo a transcrição diplomática dos Estatutos da Sociedade Filarmônica Paulina, atual Orquestra Lira Sanjoanense. Não publicado. 1946.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático