Dinâmica do Livro na Universidade Medieval

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7i3.50178

Palavras-chave:

Livro. Universidade Medieval. História da escrita.

Resumo

Trata-se da Reedição e republicação de: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Dinâmica do livro na universidade medieval. Revista Comunicações e Artes, São Paulo, 11: 1-11, 1982. Como a Revista Comunicações e Artes foi extinta, essa nova versão do trabalho ora referenciado recebeu autorização da Diretoria da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Biografia do Autor

Heloísa Liberalli Bellotto, Universidade de São Paulo

Licenciada e doutora em História (USP), bacharel em Biblioteconomia (FESP) e especialista em Arquivística (Escuela de Documentalistas, Madri, Espanha). Na USP, de onde é aposentada, foi pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros e professora da Escola de Comunicações e Artes. Atualmente é professora do Curso de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e do Curso de Especialização em Organização de Arquivos do IEB/ECA/USP, sendo também professora da Maestría bienal en Gestión de Documentos y Administración de Archivos da Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). Foi assessora do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP) e do Sistema de Arquivos da USP (SAUSP), sendo, desde 1998, consultora do Projeto Resgate do Ministério da Cultura do Brasil, atuando na descrição dos documentos do Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, Portugal. Foi professora do curso de História da UNESP (Campus de Assis, SP) e dos cursos de Arquivologia da UnB (Brasília), da UNI-RIO (Rio de Janeiro) e da Universidade Clássica de Lisboa (Portugal). Tem dado cursos e conferências e comparecido a congressos em países da América do Sul, África e Europa.

Referências

PIRENNE, Henry. História econômica e social da Idade Média. Trad. de Lycurgo Gomes da Motta. São Paulo, Mestre Jou, 1966.

MONDOLFO, Rodolfo. Universalidad: pasado y presente Buenos Aires, EUDEBA, 1966.

LA MISSION de l'Université Paris. Centre d'Etudes Laennee. 1953.

BÜHLER, Johannes. Vida y cubara en la Edad Media. Versión española de Weaceslao Roces. México, Fundo de Cultura Econarnica. 1957.

McMUTRIE, Douglas C. O livro: impressão e fabrico. Trad. de Maria Luis Saayedra Machado, Lisboa, Fundação Caloustre Gulbenkian, 1965

FEBVRE, Lucien & MARTIN, Henry-Jean. L'apparition du livre. Paris, Albin Michel, 1958 (L'Evolution de l’Humanité).

Primeira publicação:

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Dinâmica do livro na universidade medieval. Revista Comunicações e Artes, São Paulo, 11: 1-11, 1982.

Downloads

Publicado

2021-12-30