Edição diplomática de Atrás do Pensamento: monólogo com a vida, de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v9i2.54349Palavras-chave:
Edição diplomática, Clarice Lispector, Água vivaResumo
Apresentam-se a edição diplomática e os respetivos fac-símiles das primeiras dez páginas do datiloscrito “Atrás do pensamento: monólogo com a vida”, de Clarice Lispector, juntamente com a reprodução e edição diplomática da nota manuscrita “Calo-me”. Ambos os testemunhos integram o romance Água viva, publicado em 1973. O material é parcialmente inédito e encontra-se disponível para consulta apenas presencial na sede do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, mediante agendamento. As reproduções e edições diplomáticas ora apresentadas foram autorizadas pelo herdeiro e detentor dos direitos de publicação da autora. Pretende-se, com esta fonte primária, subsidiar novas análises e interpretações da referida obra, bem como abrir caminho para que outros pesquisadores se debrucem sobre a integralidade do documento e contribuam para a fortuna crítica clariciana.Referências
BORELLI, O. Clarice Lispector: esboço para um possível retrato. Rio De Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
CAMBRAIA, C. N. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GOTLIB, N. B. Clarice: uma vida que se conta. São Paulo: Ática, 1995.
LISPECTOR, C. Água viva: ficção. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LISPECTOR, C. Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2018.
MANZO, L. Era uma vez: Eu – a não-ficção na obra de Clarice Lispector. Curitiba: Secretaria de Estado de Cultura: The Document Company-Xerox do Brasil, 1997.
MONTERO, T. À procura da própria coisa: uma biografia de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Rocco, 2021.
MOSER, B. Clarice, Tradução de José Geraldo Couto. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
PESSANHA, J. A. O conselho do amigo: carta à Clarice Lispector. In: LISPECTOR, C. Água viva: edição com manuscritos e ensaios inéditos. Comp.: Pedro Karp Vasquez. Rio de Janeiro: Rocco, 2019. p. 133-137.
ROSENBAUM, Y. Clarice Lispector. São Paulo: Publifolha, 2002.
SEUPHOR, M. Abstract painting: fifty years of accomplishm from Kandinsky to the presente. New York: Dell Publishing Co., 1967.
SEVERINO, A. As duas versões de Água viva. Remate de Males, v. 9, p. 115-118, 1989. DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v9i0.8636567.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.