Apresentação - volume 8, número 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v8i2.55914

Palavras-chave:

Fontes literárias. História econômica e social. Mundo Antigo.

Resumo

LaborHistórico - Volume 8, número 2 (Fontes literárias sobre a história econômica e social do Mundo Antigo).

Este número reúne relevantes artigos em torno do tema Fontes literárias sobre a história econômica e social do Mundo Antigo, além de cingo artigos submetidos em fluxo contínuo para a sessão Varia e duas Fontes Primárias.

Biografia do Autor

Deivid Valério Gaia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e pela Universidade de São Paulo (2013), Deivid Valério Gaia possui graduação em História e em Letras pela Universidade de Paris VIII (com parte da formação na UEM e USP), mestrado em Histoire et Civilisations pela EHESS-Paris (com ênfase em História Econômica e Social); foi professor de História Antiga e Medieval da Universidade Federal do Pampa (2010-2012); foi professor de História Antiga da Universidade Federal de Pelotas (2012-2014); desde 2014, é professor adjunto da área de História Antiga da UFRJ. Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ, do Programa de Pós-Graduação em História Social e Coordenador do Laboratório de História Antiga (desde 2014). Na UFRJ, coordenou o Programa de Pós-Graduação em História Comparada (2021-2022), a área de Licenciatura (2017-2018) e a área de História Antiga 2014-2022, também foi membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ (2016-2022). Foi bolsista da École Française de Rome e é membro do Projeto de História e Gênero da Antiguidade intitulado Eurykleia - celles qui avaient un nom, Anhima (Sorbonne-EHESS), Paris. Suas pesquisas atuais se desenvolvem no âmbito da História Econômica e Social do mundo romano; da historiografia e literatura latinas; da História das Mulheres Romanas; dos estudos de recepção da Antiguidade na literatura e na ambiência urbana do Rio de Janeiro dos séculos XIX e XX; dos estudos de epigrafia e direito romanos.

Fabiana Martins Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ. Graduada e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Laboratório de História Antiga da UFRJ e do Projeto de História e Gênero da Antiguidade intitulado Eurykleia - celles qui avaient un nom, Anhima (Sorbonne-EHESS), Paris. Possui pesquisa em andamento no campo da História Econômica, especificamente sobre questões relacionadas a alocação e gestão do trabalho na Península Itálica no período republicano; Pensamento econômico romano; História das mulheres Romanas e suas atividades econômicas.

Downloads

Publicado

2022-12-05