Fontes paroquiais em bases digitais: o projeto “Além do Centro-Sul” e o estudo da história das populações luso-brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v10i1.63291

Palavras-chave:

Fontes Eclesiásticas, História das Populações, Humanidades Digitais, NACAOB.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa em andamento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, e está inserido em um projeto mais amplo, denominado “Além do centro-sul: por uma história da população colonial nos extremos dos domínios portugueses na América”, cujo objetivo é constituir uma ampla base de dados a respeito da população dos territórios portugueses e, depois, brasileiros, durante os séculos XVIII e XIX, de modo a avançar na investigação dos regimes demográficos que os caracterizaram. O projeto é uma iniciativa interinstitucional, iniciada em 2008, e tem buscado a padronização de procedimentos metodológicos para coleta e tratamento de fontes documentais, possibilitando análises comparadas no tempo e espaço. A iniciativa promove a indexação de bases documentais, principalmente de cunho eclesiástico, a partir do uso do software NACAOB, possibilitando a reconstituição de famílias a partir da metodologia proposta por Fleury e Henry. Até o momento, foram cadastrados mais de 175 mil registros, abrangendo número superior a 830 mil indivíduos. Para este estudo, estabelecemos como recorte a documentação paroquial da freguesia de Triunfo, situada na capitania do Rio Grande de São Pedro, entre meados do século XVIII e início do século XIX.

Referências

AQUINO, Israel (2019). Redes de compadrio, hierarquia e interdependência social (Viamão – 1747-1773). Porto Alegre: PPGH/UFRGS. Dissertação de Mestrado. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197335.

FARINATTI, Luis Augusto (2011). Relações parentais de escravos, libertos e indígenas na Fronteira Meridional (1817-1844): Primeiras notas de pesquisa. Anais do V Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, Porto Alegre. Disponível em http://www.escravidaoeliberdade.com.br/site/images/Textos5/farinatti%20luiz%20augusto%20ebling.pdf.

FLEURY, Michel; HENRY, Louis. Nouveau manuel de dépouillement et d’exploitation de l’État civil ancien. Paris: INED, 1965.

FREITAS, Fernando de Castro (1985). Triunfo – História, Gente e Legendas. Porto Alegre: Martins Livreiro.

GINZBURG, C.; PONI, C. (1989). O nome e o como: troca desigual e mercado historiográfico. In: GINZBURG, C.; PONI, C. A micro-história e outros ensaios. Rio de Janeiro: DIFEL, p. 169-178.

HAMEISTER, Martha Daisson (2011). O uso dos registros batismais para o estudo de hierarquias sociais no período de vigência da escravidão. Anais do V Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, Porto Alegre. Disponível em http://www.escravidaoeliberdade.com.br/site/images/Textos5/hameister%20martha%20daisson.pdf.

KUHN, Fábio (2006). Gente da fronteira: família, sociedade e poder no sul da América – século XVIII. Niterói: PPGH/UFF. Tese de Doutoramento. Disponível em https://www.historia.uff.br/stricto/teses/Tese-2006_KUHN_Fabio-S.pdf.

MONTEIRO, John Manuel (1994). Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras.

NADALIN, S.; SCOTT, D. (2017). Além do Centro-Sul: por uma história da população colonial nos extremos dos domínios portugueses na América (projeto integrado). Revista Brasileira de Estudos de População , v. 34, n. 3, p. 649-657.

ROCCA, Luisa Durán (2009). Açorianos no Rio Grande do Sul – Antecedentes e formação do espaço urbano do século XVIII. Porto Alegre: PROPUR/UFRGS. Tese de Doutoramento. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/17918.

ROWLAND, Robert. (1997). Regime demográfico e sistema familiar. In: ROWLAND, Robert. População, Família, Sociedade: Portugal, séculos XIX-XX. Lisboa: Etnográfica Press. [Consult. 29 de setembro de 2021]. Disponível em: http://books.openedition.org/etnograficapress/449.

RUBERT, Arlindo (1994). História da igreja no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EDIPUCRS.

SCOTT, Dário. (2013). Manual de instalação e utilização do software NACAOB. Campinas: UNICAMP.

SOARES, Mariza (2000). Devotos da cor: identidade étnica, religiosidade e escravidão no Rio de Janeiro, século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Downloads

Publicado

2024-03-15