Cinema e literatura angolana em tempos de revolução: de A vida verdadeira de Domingos Xavier a Sambizanga

Autores

  • Francisco Ewerton Almeida dos Santos Universidade Federal do Pará; Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joel Cardoso Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2017.v9n17a9662

Palavras-chave:

cinema angolano, literatura angolana, adaptação cinematográfica, estudos pós-coloniais, tradução intersemiótica.

Resumo

Este trabalho visa interrogar o porquê e o como (Cf. HUTCHEON, 2013) Sarah Maldoror adapta a escrita de Luandino para a linguagem audiovisual. Para tal, abordar-se-ão temas como: o estado da arte dos estudos da tradução intersemiótica e adaptação cinematográfica; a correspondência ideológica entre escritor, cineasta e o MPLA, e como isso se reflete em suas respectivas obras; o agenciamento das relações de gêneros desenvolvidas em ambas as narrativas; o amálgama entre homem e natureza e as metáforas assumidas nas diferentes linguagens; e por fim a linguagem poética de Luandino Vieira como estratégia de resistência e os paralelos encontrados pela cineasta na adaptação. 

Biografia do Autor

Francisco Ewerton Almeida dos Santos, Universidade Federal do Pará; Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Letras - Área de concentração em Estudos Literários e licenciado em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela UFPA. Atualmente é professor da Escola de Aplicação da UFPA e e cursa doutorado em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: estudos literários, estudos da adaptação cinematográfica, estudos pós-coloniais, literatura e cinema angolanos.

Joel Cardoso, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutor em Artes (Literatura & Cinema) UFF-RJ. Doutor em Letras: Literatura Brasileira e Intersemiótica UNESP-SJRP, SP (2001); Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela UFJF (1996). Graduado em Letras Modernas (português/alemão - USP), Pedagogia (USP) e Direito (Instituto de Ciências Sociais Vianna Jr, Juiz de Fora, MG, OAB: 60295-MG). Especialista em Língua Portuguesa: Linguística Aplicada (Simonsen, RJ). Professor de música (piano clássico). Desde 2002, é docente da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de Graduação e Pós (Mestrado e Doutorado em Artes, ICA). Orientou, até o momento, 36 dissertações de Mestrado; 78 monografias de Especialização e 161 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. É pesquisador das Poéticas da Modernidade, transitando pelas áreas de Letras, Comunicação e ARTES, com ênfase na correspondência entre os diversos signos e linguagens, privilegiando as relações entre palavra e imagem (Literatura e Cinema, TV, Teatro etc). Autor do livro "NELSON RODRIGUES: da palavra à imagem" (Intercom, SP). Organizou, com Bene Martins, "DESDOBRAMENTOS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: diálogos interartes na contemporaneidade" (UFPA-PPGArtes, PA), e "DOS PALCOS ÀS TELAS DO CINEMA" (2015, UFPA . Desde dezembro de 2014, é Diretor Adjunto do Instituto de Ciências da Arte, da UFPA.

Downloads

Publicado

2017-12-21