Angolan Cinema and Literature in Times of Revolution: from a Vida Verdadeira de Domingos Xavier to Sambizanga

Authors

  • Francisco Ewerton Almeida dos Santos Universidade Federal do Pará; Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joel Cardoso Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2017.v9n17a9662

Keywords:

Angolan cinema, Angolan literature, flm adaptation, postcolonial studies, intersemiotic translation.

Abstract

This paper aims to examine why and how (See HUTCHEON, 2013) Sarah Maldoror adapts Luandino's writingto audiovisual language. For this purpose, it will be addressed topics such as the state of the art of intersemiotic translation studies and flm adaptation; ideological correspondence between writer, flmmaker and the MPLA, and how this is reflected in their works; the agency of gender relations developed in both narratives; the amalgamation between man and nature and metaphors that takes in different languages; and fnally the poetic language of Luandino Vieira as a strategy of resistance and the parallels found by the flmmaker in her adaptation.

Author Biographies

Francisco Ewerton Almeida dos Santos, Universidade Federal do Pará; Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Letras - Área de concentração em Estudos Literários e licenciado em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela UFPA. Atualmente é professor da Escola de Aplicação da UFPA e e cursa doutorado em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: estudos literários, estudos da adaptação cinematográfica, estudos pós-coloniais, literatura e cinema angolanos.

Joel Cardoso, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutor em Artes (Literatura & Cinema) UFF-RJ. Doutor em Letras: Literatura Brasileira e Intersemiótica UNESP-SJRP, SP (2001); Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela UFJF (1996). Graduado em Letras Modernas (português/alemão - USP), Pedagogia (USP) e Direito (Instituto de Ciências Sociais Vianna Jr, Juiz de Fora, MG, OAB: 60295-MG). Especialista em Língua Portuguesa: Linguística Aplicada (Simonsen, RJ). Professor de música (piano clássico). Desde 2002, é docente da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de Graduação e Pós (Mestrado e Doutorado em Artes, ICA). Orientou, até o momento, 36 dissertações de Mestrado; 78 monografias de Especialização e 161 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. É pesquisador das Poéticas da Modernidade, transitando pelas áreas de Letras, Comunicação e ARTES, com ênfase na correspondência entre os diversos signos e linguagens, privilegiando as relações entre palavra e imagem (Literatura e Cinema, TV, Teatro etc). Autor do livro "NELSON RODRIGUES: da palavra à imagem" (Intercom, SP). Organizou, com Bene Martins, "DESDOBRAMENTOS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: diálogos interartes na contemporaneidade" (UFPA-PPGArtes, PA), e "DOS PALCOS ÀS TELAS DO CINEMA" (2015, UFPA . Desde dezembro de 2014, é Diretor Adjunto do Instituto de Ciências da Arte, da UFPA.

Published

2017-12-21