Cine y Literatura Angoleñar en Tiempos de Revolución: de a Vida Verdaeira de Domingos Xavier a Sambizanga

Autores/as

  • Francisco Ewerton Almeida dos Santos Universidade Federal do Pará; Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joel Cardoso Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2017.v9n17a9662

Palabras clave:

cine angoleño, literatura angoleña, adaptación cinematográfca, estudios post-coloniales, traducción intersemiótica.

Resumen

Este trabajo pretende interrogar el porqué y el cómo (Cf. HUTCHEON, 2013) Sarah Maldoror adapta la escritura de Luandino al lenguaje audiovisual. Para ello, se abordarán temas como: el estado del arte de los estudios de la traducción intersemiótica y adaptación cinematográfca; la correspondencia ideológica entre escritor, cineasta y el MPLA, y cómo ello se refleja en sus respectivas obras; el trato dado a las relaciones de géneros desarrollada en ambas narrativas; la amalgama entre hombre y naturaleza y las metáforas que asume en los diferentes lenguajes; y, por fn, el lenguaje poético de Luandino Vieira como estrategia de resistencia y los paralelos encontrados por la cineasta en la adaptación.

Biografía del autor/a

Francisco Ewerton Almeida dos Santos, Universidade Federal do Pará; Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Letras - Área de concentração em Estudos Literários e licenciado em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela UFPA. Atualmente é professor da Escola de Aplicação da UFPA e e cursa doutorado em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: estudos literários, estudos da adaptação cinematográfica, estudos pós-coloniais, literatura e cinema angolanos.

Joel Cardoso, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutor em Artes (Literatura & Cinema) UFF-RJ. Doutor em Letras: Literatura Brasileira e Intersemiótica UNESP-SJRP, SP (2001); Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela UFJF (1996). Graduado em Letras Modernas (português/alemão - USP), Pedagogia (USP) e Direito (Instituto de Ciências Sociais Vianna Jr, Juiz de Fora, MG, OAB: 60295-MG). Especialista em Língua Portuguesa: Linguística Aplicada (Simonsen, RJ). Professor de música (piano clássico). Desde 2002, é docente da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de Graduação e Pós (Mestrado e Doutorado em Artes, ICA). Orientou, até o momento, 36 dissertações de Mestrado; 78 monografias de Especialização e 161 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. É pesquisador das Poéticas da Modernidade, transitando pelas áreas de Letras, Comunicação e ARTES, com ênfase na correspondência entre os diversos signos e linguagens, privilegiando as relações entre palavra e imagem (Literatura e Cinema, TV, Teatro etc). Autor do livro "NELSON RODRIGUES: da palavra à imagem" (Intercom, SP). Organizou, com Bene Martins, "DESDOBRAMENTOS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: diálogos interartes na contemporaneidade" (UFPA-PPGArtes, PA), e "DOS PALCOS ÀS TELAS DO CINEMA" (2015, UFPA . Desde dezembro de 2014, é Diretor Adjunto do Instituto de Ciências da Arte, da UFPA.

Publicado

2017-12-21