Uma Alegoria à Pragmática da Comunicação Literária em O Coelho que Fugiu da História, de Rogério Manjate
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2021.v13n24a41493Schlagworte:
Literatura infanto-juvenil, leitura, imaginação criadora, pensamento crítico, pragmáticaAbstract
O presente artigo constitui uma análise do livro O Coelho que Fugiu da História, do escritor moçambicano Rogério Manjate. Trata-se de um exercício a partir do qual demonstramos que o livro de Manjate é uma construção metaficcional e alegórica do processo de identificação, que deve envolver todo o acto de leitura, com destaque para a leitura infanto-juvenil. Esta construção alegórica avança, gradativamente, para uma imagem da pragmática da comunicação literária, a partir da qual Rogério Manjate ficciona as teses de que a literatura infanto-juvenil é importante para o incentivo do gosto pela leitura nas crianças, para o desenvolvimento da sua imaginação criadora e do pensamento crítico.Literaturhinweise
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel de. Teoria da Literatura. 8.a ed. Coimbra: Almedina, 2011.
CADEMARTORI, Ligia. O que é Literatura Infantil. São Paulo: Editora Brasiliense, 2010.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo n. 9, Set., 1972. Disponível em: ˂https://pt.slideshare.net/diegopereiradasilva3/candido-a-1972-a-literatura-e-a-formacao-do-homem-77429669˃. Acesso em 14 de fev. 2021.
HEGEL, G. W. Friedrich. Estética. Lisboa: Guimarães Editores, 1993.
MANJATE, Lucílio. Geração XXI: Notas sobre a nova geração de escritores moçambicanos. Maputo: Alcance Editores, 2018.
MANJATE, Rogério. O Coelho que Fugiu da História. Maputo: EMP - CELP, 2019.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M.. Dicionário de Narratologia. 7.a ed. Coimbra: Almedina, 2000.
TAMÉS, Román López. Introduccion a la Literatura Infantil. 2.a ed. Murcia: Universidad, Secretariado de Publicaciones, 1990.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).