Memória e imaginário ideológico em Ungulani Ba Ka Khosa
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2022.v14n27a53699Keywords:
PALAVRAS-CHAVE, História, Literatura, memória, imaginário.Abstract
A História é construída a partir da comparação e da interpretação de documentos – sejam eles escritos ou orais – que pretendem narrar os acontecimentos de um povo ou região, permitindo que esses acontecimentos sejam conhecidos e difundidos como factos reais. Constroem representações da memória coletiva. A literatura é ficção; inscreve visões múltiplas, através de processos de representação. Ao escrever sobre a história de Ngungunhane, o último imperador de Gaza, em Ualalapi (1987), e As Mulheres do Imperador (2018) Ba ka Khosa capitaliza memórias entre factuais, através de passagens de relatos, relatórios e jornais, e imaginários construídos ao longo de gerações como a essência dos poderes outrora assumidos, instituídos e respeitados. O presente artigo pretende analisar as duas obras à luz dos conceitos memória e imaginário.
References
BARTHES, R. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BORTOLOTTI, João Antônio Batista Revista Charrua – relativizações das retóricas de intelectual revolucionário e literatura de combate (1977-1986), PUCRS in Revista Discente Ofícios de Clio, Pelotas, vol. 5, n° 9 | julho - dezembro de 2020 | ISSN 2527-0524
COLOSOVSKI, Laís. A figura de Ngungunhane entre a narrativa histórica e a narrativa ficcional Questões sobre o romance Ualalapi, de Ungulani Ba Ka Khosa. Revista Crioula nº 18 - 2º semestre/2016 (p. 166-182)
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3a ed..2001.
DOSOUDILOVA, Kateřina M., Metaficção historiográfica e o romance “Ualalapi” de Ungulani Ba Ka Khosa, Dissertação da Universidade, FILOZOFICKÁ FAKULTA MASARYKOVY UNIVERZITY, República Tcheca, Brno, 2008.
HAMPÂTÉ BÂ, A. A tradição viva. In: ZERBO, Joseph Ki-Zerbo (org). História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010.
KHOSA, Ungulani. Ualalapi, Maputo: AEMO, 1987
KHOSA, Ungulani. Gungunhana (Ualalapi e as Mulheres do Imperador). Porto: Porto Editora, 2018.
LEITE, Ana Mafalda. "A dimensão anti-épica da moderna ficção moçambicana: Ualalapi de UBK Khosa." Discursos: estudos de língua e cultura portuguesa ,1995, p. 53-69.
LOBO, Renato Fernandes &WERNEC, Mariza Martins Furquim “A interdisciplinaridade do conceito de Representações Sociais de Serge Moscovici”, Revista Ciências Humanas - Educação e Desenvolvimento Humano – UNITAU, Taubaté/SP - Brasil, v. 11, n 1, edição 20, p. 8 - 18, Junho 2018
MATIAS, Diogo. As operações militares de manutenção do Império Português em África: Uma visão sobre as tácticas usadas na perspectiva da doutrina actual. Lisboa, 2010, http://hdl.handle.net/10400.26/6913 (visitado em 18 de Março 2021)
NGOENHA, Severino Elias. Os missionários suíços face ao nacionalismo moçambicano. Entre a tsonganidade e a moçambicanidade. In: Lusotopie, n°6, 1999. Dynamiques religieuses en lusophonie contemporaine. pp. 425-437; https://www.persee.fr/doc/luso_1257-0273_1999_num_6_1_1282 (visitado a 21 de Julho, 2021)
WIESER, Doris, A língua portuguesa usa capulana»: provavelmente a última entrevista de Eduardo White Cara a Cara| 27 Agosto 2014
https://www.buala.org/pt/cara-a-cara/a-lingua-portuguesa-usa-capulana-provavelmente-a-ultima-entrevista-de-eduardo-white (visitado a 10 de Maio de 2022)
SERBENA, C. A. Imaginário, ideologia e representação social, in Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas 4 (52), 2-13. https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1944/4434. (visitado a 21 de Julho, 2021).
RIBEIRO, Fernando Bessa, « A invenção dos heróis: nação, história e discursos e identidade em Moçambique », Etnográfica [En ligne], vol. 9 (2) | 2005, mis en ligne le 21 août 2016, consulté le 25 juillet 2022. URL: http://journals.openedition.org/etnografica/2963; DOI: https://doi.org/10.4000/etnografica.2963
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).