Itinerários para Igualdade de Gênero na Ficção de Lília Momplé e Paulina Chiziane
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2022.v14n26a53832Abstract
Este artigo faz uma reflexão crítica sobre as propostas das vozes femininas que protagonizam as acções nos livros Os Olhos da Cobra Verde, de Lília Momplé e Balada de Amor ao Vento, de Paulina Chiziane. A natureza qualitativa desta pesquisa impele a nossa racionalidade a optar pelo paradigma sócio-crítico ou emancipatório, o qual será operacionalizado através de um percurso metodológico bibliográfico e de uma abordagem indutiva-explicativa e hermenêutica. As autoras questionam a condição da mulher moçambicana dentro de um quadro de relações caracterizadas por conflitos socioculturais e geracionais, se tomarmos como pólos sociológicos os valores tradicionais de base africana bantu e os da cultura cristã ocidental. Esses conflitos se resumem em desigualdades baseadas no género. Nas duas obras, a categoria homem configura-se como o sujeito da dominação, enquanto a categoria mulher é, por conversão cultural, o objecto dessa dominação preconceituosa. Esta situação inspirou Lília Momplé e Paulina Chiziane a proporem, por intermédio de personagens femininas, os itinerários que, uma vez reinterpretados e socializados, podem funcionar como vias para o estabelecimento de relações simétricas entre os dois géneros.References
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo I. Fatos e mitos. 4. ed. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão europeia do Livro, 1967.
CASIMIRO, Isabel & ANDRADE, Ximene. A identidade do feminismo crítico em Moçambique: Situando nossa experiência como mulheres académicas e activistas, 2007. Disponível em https://nigs.ufsc.br/2017/07
CHIZIANE, Paulina. Balada de amor ao vento. 3. ed. Maputo: Ndjira, 2007.
CORTÁZAR, Júlio. Alguns Aspetos do Conto. In: Valise do cronópio. Trad. Davi Arrigucci. São Paulo: Perspectiva, 2006.
DIOP, Cheick Anta. A unidade cultural da áfrica negra. Esferas do patriarcado e do matriarcado na antiguidade clássica. Trad. Silvia Cunha Neto. Luanda: Edições Mulemba, 2014.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Príncipios, 2002.
MILLETT, Kate. Política sexual. Trad. Alice Sampaio, Gisela da Conceição e Manuela Torres, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1969.
MOMPLÉ, Lília. Os olhos da cobra verde. Maputo: Edição da autora; Ciedima SARL, 2008.
MORE, Thomas. Utopia. Trad. Anah de Melo Franco. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2004.
PIGLIA, Ricardo. Formas breves. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2004.
REIS, Carlos & LOPES, Ana M. C.. Dicionário de narratologia. 7. ed., Coimbra: Livraria Almedina, 2011.
SOUZA Jr., Luís Roberto de. Versões de Mariana – O romance e o livro de contos: uma aproximação. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, dissertação de Mestrado digitalizada, 2013. Disponível em https://tede2.purcrs.br/tede2/handle/tede2
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).