Dos encontros poéticos na literatura moçambicana: relações intersemióticas entre Luís Bernardo Honwana e Sónia Sultuane
DOI :
https://doi.org/10.35520/mulemba.2024.v16n31e65364Résumé
O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise comparativa entre o conto As mãos dos pretos, de Luís Bernardo Honwana e a exposição virtual Touch me de Sónia Sultuane. O diálogo entre as duas manifestações artísticas em pauta se dá por meio de uma relação intersemiótica pela representação das mãos e as respectivas sinestesias do sentido táctil. Para fundamentar as nossas reflexões, utilizamos como aporte teórico o conceito de cosmopercepção de Oyèrónké Oyèwúmì (2021), de metamorfose das vozes moçambicanas de Terezinha Taborda Moreira (2005) e dos momentos de transição de Francisco Noa (2017), além de outros empreendimentos teóricos convocados pela respectiva análise intersemiótica.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).