Um pouco mais sobre nós: uma experiência de letramento racial com contos africanos e afro-brasileiros

Autori

  • Élida Santos Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-3482-1117
  • Daniele Pivatelli Universidade Federal Fluminense
  • Tainá Ferreira Universidade Federal Fluminense
  • Layla do Carmo Cruz dos Santos Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0009-0002-6628-2920
  • Otávio Henrique Rodrigues Meloni Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Parole chiave:

Literaturas africanas, Letramento racial, Educação antirracista, Contos africanos

Abstract

É sabida a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica a partir da Lei 10.639/03, mas se tornou patente que, na prática, essa lei encontra dificuldade de realização – especialmente pela falta de material didático adequado e de profissionais formados de maneira pertinente e satisfatória. A necessidade de se desenvolverem projetos educacionais antirracistas enfrenta a resistência contra séculos de ensino eurocêntrico, de apagamento cultural e de subalternização. A partir de uma perspectiva metodológica cartográfica, buscamos dar acesso a experiências partilhadas no curso de extensão “Um pouco mais sobre nós: contos africanos de língua portuguesa e possibilidades em sala de aula”; entretecendo os relatos da experiência com trechos de contos de autoras e autores africanos e afro-brasileiros – partilhados ao longo do curso. Com estes relatos, pretendemos saudar a potência de espaços de trocas e leituras que subvertam a estrutura opressora colonial, responsável, durante anos, por oferecer uma história única, silenciadora, bem como cavar formas outras de reunir, de escrever, de tecer impressões. Ademais, esperamos que os contos mencionados possam subsidiar iniciativas de letramento racial afins, guarnecidas pelas literaturas africanas e afro-brasileiras, na direção de uma educação antirracista e emancipadora.

Biografie autore

Élida Santos Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pelo PPGECS _ UFRJ. Mestra pelo mesmo programa. Formada em Letras e em Medicina Veterinária pela UFF. Trabalha com Educação desde 2010. Atualmente aruá como orientadora pedagógica. Mãe da Aurora e da Bianca.

Daniele Pivatelli, Universidade Federal Fluminense

 Licenciada em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Revisora e Preparadora de textos, Professora de Português, Redação e Literatura.

Tainá Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Editora de textos, Professora de literatura, Especialista em Educação Inclusiva e Reforço Escolar. Autora do Livro Contos Sombrios. Licenciada em Letras pela Universidade Federal Fluminense

Layla do Carmo Cruz dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Políticas e instituições educacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduanda em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Secretaria Municipal de Educação Rio de Janeiro (SME-RJ).

Otávio Henrique Rodrigues Meloni, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro e do Consórcio CEDERJ, atuando em disciplinas de Literatura e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Pesquisa poesia africana de língua portuguesa e as possíveis utilizações das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.

 

Riferimenti bibliografici

Referências

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Pubblicato

2023-12-31