Educação antirracista: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa como instrumento crítico-reflexivo e de aprendizagem no Ensino Fundamental II
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Educação Antirracista, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, O filho do vento.Abstrakt
A Educação Antirracista emerge como uma resposta crucial para desafiar e mitigar as profundas raízes do racismo que permeiam a sociedade e, por extensão, o sistema educacional. A promulgação da Lei nº. 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, representou um marco significativo ao incluir no currículo escolar o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Desse modo, este artigo busca explorar o papel das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa como instrumentos crítico-reflexivos e de aprendizagem no Ensino Fundamental II, à luz da legislação vigente e das necessidades da educação antirracista. Vale salientar que este artigo é oriundo de uma experiência de estágio de regência de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, realizado no município de Teixeira de Freitas/BA, no Colégio Municipal Antônio Chicon Sobrinho, em uma turma do 6° Ano, do período Vespertino. Durante essa experiência de estágio de regência, foram feitas propostas pedagógicas sob a perspectiva da Educação Antirracista, utilizando a obra "O filho do vento", de José Eduardo Agualusa, que corresponde a uma obra da Literatura Africana de Língua Portuguesa e será objeto de análise neste artigo.Bibliografia
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